Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
ROUBADO O FERIADO DE 5 DE OUTUBRO
5 de Outubro, é mais um dia feriado roubado aos portugueses, pelo PSD/CDS. A lei 23/2012 (alterações ao Código do Trabalho), que contou também com o apoio do costume da CIP, CCP e UGT, elimina quatro feriados a partir de 2013 (Corpo de Deus, 5 de Outubro, 1 de Novembro, 1 de Dezembro).
Algumas disposições da lei 23/2012 foram consideradas inconstitucionais. Incompreensivelmente os juízes do Tribunal Constitucional, embrulharam-se numa definição de feriado, como sendo celebração colectiva de festividade e não visando o repouso e o lazer. Embora reconhecendo que há um acréscimo de dias de trabalho, os juízes concluem em sentido contrário, ao considerar que tal não é uma ofensa aos direitos dos trabalhadores.
Roubar feriados e dias de férias, aumentar e desregulamentar horários, facilitar e embaratecer trabalho extraordinário, é criar mais desemprego, em vez de emprego, não cumprindo o governo PSD/CDS o artigo 58.º da Constituição, que estabelece o direito ao trabalho e obriga o Estado a promover a execução de políticas de pleno emprego.
Em 5 de Outubro, comemora-se 103 anos da Implantação da República, pelo que o roubo deste feriado, é igualmente, um atentado à história e memória dos portugueses.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.