domingo, 17 de novembro de 2013

"Francisco Um Papa que nos obriga a olhar"

Ainda penso na foto que Bárbara Reis selecionou para a sua crónica na revista 2, de domingo, crónica que intitulou de "Francisco. Um Papa que nos obriga a olhar" .

A foto escolhida pela diretora deste jornal era um pouco menos impressionante que outra que também circula nas redes sociais: a desse homem desfigurado por diversos tumores no rosto e resto do corpo , eventualmente. Um ser humano, anónimo, que sofre terrivelmente de neurofibromatose, uma doença rara.

O Papa abraçou-o, beijou-o e abençoou-o, na passada quarta-feira, por ocasião da tradicional benção aos peregrinos em Roma.

Partilho e sublinho as palavras da diretora do PÚBLICO:

"(...) Francisco não se cansa de nos surpreender. (...) está a tornar-se um Papa incómodo e inconveniente na exacta medida das necessidades de mudança da própria igreja. Está a mexer nos preconceitos, nos hábitos, nos tabus, na intolerância. (...) Alegre e seguro, o Papa segue o seu caminho".

Obrigada, Bárbara Reis, por partilhar connosco aquela foto e o seu olhar sensível. Precisamos de humanidade... nas nossas vidas.

2 comentários:

  1. Este Papa é uma bênção neste período tão conturbado no mundo. As suas intervenções na vida social são de forma tão clara e abrangente que, fico estarrecido, como não é compreendido por todos os outros seres humanos, seus irmãos.

    ResponderEliminar
  2. Cristo também foi incómodo.
    Se o seu representante não o for...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.