Caminham a passos largos, mas devidamente cautelosos em especial, no que que toca aos três grandes do futebol português, e os já sempre crónicos e os eternos e sempre prováveis vencedores do(s) campeonato(s), com alguma alternância entre eles, quando ao desfecho final na vitória dos campeonatos, falo do Benfica e do FC Porto, excepção feita ao Sporting Clube de Portugal, que não ganha um campeonato há 14 anos. Como tal, pois qualquer um dos três primeiros classificados desta liga, pode na perfeição ambicionar a vir a ser o vencedor desta I Liga.
Com o fechar do pano e o encerrar assim e estar praticamente à vista o desfecho final desta I Liga Profissional Portuguesa de Futebol, referente à época 2015/16, onde somente faltam apenas disputar 8 jornadas para o términos da mesma, e como tal, estando ainda por disputar, entre os três "grandes", 8 autenticas finais e como tal em disputa vinte e quatro pontos, que podem na perfeição decidirem, muita coisa até ao final e serem fundamentais para se poder ajuizar ou conhecer com alguma antecedência qual o vencedor desta liga, quando o campeonato começa a estar ao rubro, especialmente para os três clubes maiores do futebol português, únicos com hipóteses para a conquista do ceptro, que são eles, Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, (a ordem que o autor apresenta, é apenas e somente por ordem alfabeta, para não estar a influenciar, ou ser tendencioso, seja para que lado da cor, que os leitores queiram).
Como tal, e com o aproximar do final desta I liga, começam-se a traçar os mais variados e "quiçá" fúteis comentários e as "guerras" das palavras e acusações, já começaram entre adeptos, dirigentes e treinadores, estas duas últimas classes com muita mais responsabilidades na "coisa" e decerto devia partir destes principais responsáveis, em transmitirem mais serenidade, transparência e tranquilidade, para uma sã e mais verdade desportiva e não porem em dúvida e desconfianças para o desfecho final e para o mérito de qualquer um dos clubes que venha a sagrar campeão.
Com a recta final desta liga a começar a estar à vista, começa a ser o prato forte, o que é já se vem tornando habitual, todos os anos e todos os dias as desconfianças de um vencedor menos merecedor é constantemente estampados, em especial na comunicação social, na boca de dirigentes e treinadores, nesta recta final, de um campeonato, que tem sido disputado palmo a palmo, com alternância de comandante entre os citados três grandes clubes do futebol português, (claro e obviamente sem desprimor para as restantes equipas que estão envolvidas nesta I Liga).
Para quê tanta guerra de palavras que só traz e transmite desconfiança e desunião entre as massas adeptas; entre dirigentes e entre treinadores?
Para quando um campeonato disputado sem dúvidas e sem desculpas esfarrapadas para se desculpar o pouco êxito de um início do mesmo, feito de promessas vãs, quer dos dirigentes quer dos treinadores e especialmente para justificarem contratações falhadas?
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 17 de Março de 2016)
MÁRIO DA SILVA JESUS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.