sexta-feira, 7 de setembro de 2018


Vaca leiteira...


Interrogado no Parlamento sob  acusação de, enquanto ministro, ter favorecido a EDP o homem não se acanhou havendo até quem, por isso, o tivesse acusado de falta de respeito àquele órgão de soberania; mas o que a mim me pareceu é que se defendeu bem afirmando que a factura de electricidade é uma “vaca leiteira”, coisa que qualquer um de nós facilmente verifica.

De facto,  independentemente dos eventuais favores que, à nossa custa, tenho concedido àquela empresa, os argumentos usados fazem sentido, se quisermos olhar a factura com atenção, pois veremos que a parcela que diz respeito ao consumo não é assim tão escandalosa; a quantidade de alcavalas que lá são somadas é que são incompreensíveis.

Mas os nossos vizinhos espanhóis, que têm rendimentos médios bem superiores aos nossos, também estão pelos cabelos com as empresas de electricidade, algumas das quais até vieram para cá oferecer as suas pechinchas; é que o último aumento da luz, há pouco anunciado, foi “só” de 12%, fazendo saltar a factura média dos particulares para valores que dizem incomportáveis. E a indignação é tanto maior quanto a Fenosa, Iberdrola e Endesa somadas apresentaram lucros de 6.000 milhões de euros...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.