terça-feira, 17 de maio de 2016

A 17 DE MAIO DE 1959 - Inauguração do Santuário de Cristo Rei


Resultado de imagem para cristo rei
A 17 de Maio de 1959, Dia de Pentecostes, perante a imagem de Nª Srª de Fátima e com a participação de todo o Episcopado Português, os Cardeais do Rio de Janeiro e de Lourenço Marques (Maputo), autoridades civis e 300 mil pessoas, é inaugurado o Santuário de Cristo Rei.
O Santuário Nacional de Cristo Rei é um santuário e monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, localizado na freguesia do Pragal, no concelho de Almada.
O Santuário do Cristo Rei é um dos ex-libris de Lisboa, A ideia da sua construção surgiu em Setembro de 1934, depois do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa visitar o Monumento erguido a Cristo no alto do Corcovado, sobre o Rio de Janeiro. Quando chegou a Portugal teve a luminosa ideia de propor a construção de Monumento semelhante em Lisboa.- Foi no entanto a não participação de Portugal na II Guerra Mundial que precipitou a concretização da obra na sequência de uma promessa, feita pelo episcopado que se Portugal fosse poupado à hecatombe da guerra o monumento seria erguido.
No dia 18 de Dezembro de 1950, foi lançada a primeira pedra do Monumento e a 17 de Maio de 1959, Lisboa e Almada, bem como os seus arredores até grandes distâncias contemplaram pela primeira vez a Imagem do Sagrado Coração de Jesus.
O monumento foi inaugurado a 17 de Maio de 1959. A autoria é dos arquitectos António Lino e Francisco de Mello e Castro e dos mestres-escultores Francisco Franco e Leopoldo de Almeida.
O monumento está a 113 metros acima do nível do mar e oferece uma das mais bonitas vistas sobre a cidade de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.