sábado, 24 de junho de 2017

NINGUÉM ASSUME RESPONSABILIDADES?

NINGUÉM ASSUME RESPONSABILIDADES?
Sendo insuspeito, pois nunca apoiei nem apoio esta solução governativa, congratulo-me por o governo ter decidido fazer perguntas básicas sobre as origens e causas da catástrofe, material e humana de Pedrogão Grande. Teria preferido o silêncio da acção governativa, em vez do habitual espalhafato nos media, mas como cada vez mais vivemos para a comunicação, compreendo. Mas preocupa-me, se eventualmente o governo teve de actuar assim, porque ninguém com responsabilidades resolveu assumir, e chegar-se à frente, saindo com dignidade. A ministra da pasta, em primeiro lugar. A simples decência política, a obrigaria a pôr o lugar á disposição, ou a sair irrevogavelmente, como o seu anterior camarada Jorge Coelho decidiu, no silêncio da madrugada depois da catástrofe de Entre-os Rios. Mas na área da Protecção Civil, tudo correu mal, com destaque principal na incrível directiva aos automobilistas para optarem por uma estrada onde uma hecatombe humana acabou por acontecer. E ninguém ainda se assumiu! Ninguém pôs a mão na consciência. Politicamente, nenhum dos partidos do anterior "arco da governação", PS, PSD e CDS, poderá apontar senão para si próprios. Há pelo menos 40 anos, tantos quantos leva esta "democracia", que todos os anos há grandes incêndios, sempre com vítimas mortais, e sempre com promessas de limpeza das matas, meios aéreos eficientes, etc. Ora o que esses governos "inteligentes" fizeram, foi acabar com os guardas florestais, que desempenhavam importantíssimo papel local na prevenção dos incêndios. Terá sido por estes serem "fascistas", dado virem do tempo do ditador?

2 comentários:

  1. Hoje, dia 24.06.2017, inserido no semanário Expresso, na secção Cartas ao Director, onde o Amigo Manuel Martins parece ter assinatura. Parabéns ao jornal, pela abertura que continua a dar aos leitores que querem mais que ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Joaquim, aqui no areal Algarvio, fico sempre atrás de si ao assinalar publicações. Fico feliz pelas publicações consecutivas, obviamente pela motivação adicional, mas sobretudo pela democracia ainda existente nalguns (poucos) jornais. É que eu sou dos politicamente incorrectos, que a "situação" combate ferozmente. Graças a Deus que PCP-BE ainda não dominam totalmente a Informação. Nesse dia, se chegar, pensarei em emigrar antes que me cortem o pio... Não perca o reescrever da História, numa foto de Lenin, inserida pelo PCP em que "sanearam" o Trosky😡

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.