Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 11 de março de 2016
EM 11 DE MARÇO DE 1959 - TENTATIVA DE REVOLTA CONTRA O REGIME DE SALAZAR
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Todos foram heróis e, como diz Fernando Pessoa, num poema apresentado sob o pseudónimo de Álvaro Campos, "... Todos os meus conhecidos foram campeões em tudo./ E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil/ Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,/... " , a verdade é que o velho ditador nunca foi apeado, e morreu de "morte macaca", sem nunca ser vencido. Todas as tentativas de o derrubar fracassaram, e, agora relembram-se, com algum "orgulho patriótico", os falhanços dos "heróis vencidos". Salazar foi um ditador no tempo das ditaduras europeias. Hoje, felizmente, vivemos em democracia, no tempo das democracias europeia e quase universais. Não há milagres e um homem só não muda as circunstâncias e, sobretudo, é preciso perceber e conhecer a história, que se constrói de avanços e recuos.
ResponderEliminar