domingo, 1 de maio de 2016

1 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

Resultado de imagem para 1 de maio dia do trabalhador

O DIA DO TRABALHADOR, DIA DO TRABALHO ou DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES, é celebrado anualmente no dia 1 de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, Moçambique e em outros países. No calendário litúrgico indicativo, celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril), é que se comemorou livremente o Primeiro de Maio a este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovido pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindicato UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, assim como na Madeira e Açores é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas nas regiões

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.