domingo, 21 de dezembro de 2014

EUA, UM PAÍS VIOLENTO!

Os media de todo o Mundo têm dado conta (com muitas críticas e até ódio), das mortes ocasionadas pelas autoridades policiais dos EUA . As manifestações têm-se sucedido e muitas com violência. Primeiro eu não vivo nos EUA, depois sempre achei um disparate, que ao abrigo da Constituição americana, um cidadão qualquer possa comprar uma arma de assalto, e não uma simples arma de defesa, como aqui em Portugal. Mas temos que ser compreensivos, e tentar perceber como se chegou aqui. Nenhum agente da autoridade, a não ser que seja um doente mental, mata alguém de propósito. Assim, temos que entender que depois do 11 de Setembro, de triste memória para os EUA e para o mundo inteiro, tiveram de ser tomadas medidas legislativas securitárias, condicionadoras de direitos humanos básicos, como circular numa via pública. Tudo em nome da protecção da maioria, em que uma minoria tem de sofrer incómodos no sentido de ser prevenido o crime terrorista ontem da Al Quaeda e hoje do EI (Estado Islâmico). Eu tenho 66 anos de idade, um aspecto normal, caucasiano, e tive de esperar numa alfândega dos EUA, durante duas horas, que a minha bagagem pessoal já embarcada para o avião fosse violada, talvez porque no meu passaporte constava um visto da Síria e a minha Mulher tem um nome que é comum para os muçulmanos. Depois, nada me foi perguntado, explicado ou dito, simplesmente mandaram-me seguir. Por isso sou insuspeito de apreciar este clima securitário e violento. Mas tenho de compreender porque apareceu, e porque vai ainda permanecer durante muitos anos, até que a ameaça terrorista islâmica seja controlada. Agora que foram brutal e cobardemente assassinados, dois polícias sossegados dentro da sua viatura em Nova Iorque, espero que os que tanto criticaram a actuação policial dos EUA, pelo menos entendam porque as autoridades e os seres humanos que as integram, são passíveis de erros, dado o ambiente perigoso e violento em que têm de actuar.

2 comentários:

  1. Olá amigo Manuel ! Olhe estou a responder-lhe para lhe dizer com o devido respeito isto. Estou de acordo com algumas coisas que diz sobre a violência nos EUA e a preocupação securitária das suas autoridades, Mas será que aqueles terroristas na sua maioria adolescentes ou jovens de raça branca, alunos de colégios ou escolas Norte-Americanas que ciclícamente assassinam alunos e professores, são todos elementos do Estado Islâmico ?
    Já quanto aos selectivos assassinatos de jovens negros pela policia Norte- Americana, é capáz de ter razão, esses assassinos não são terroristas são todos uns doentes mentais ! Claro que quanto ao ao bárbaro assassinato dos dois polícias, foi também um horror que eu repudio, pois não pode haver ajuste de contas, isto porque para mim a vida e a dignidade de um ser humano é sagrada e por isso é que também me causa repulsa a tortura instituída em Guantánamo pela CIA/EUA, cínicamente em nome da defesa dos direitos humanos e que não respeitam. Já agora tenha um Bom Natal !

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.