sábado, 27 de outubro de 2018

Que é isto, Brasil?


No preciso momento em que escrevo, tudo indica que Bolsonaro será eleito como o próximo Presidente do Brasil. Servindo-se do instrumento democrático por excelência que são as eleições, será que vai ocupar aquele cargo para aniquilar o regime que lhe permitiu a ascensão?

Os brasileiros terão posto para trás das costas a memória dos pesados anos da ditadura militar e, na mira de se livrarem da corrupção e da violência, vão eleger quem só dá indícios de as aumentar. Estou “ansioso” para ver como é que se vai conseguir legislar de forma impoluta numa Câmara de Deputados com a presença de mais de 30 partidos, no meio de uma desenfreada privatização das empresas públicas que ainda restam, num país em que a corrupção é doença visceral e crónica. Já no tocante à violência, um homem que considera que a tortura da ditadura foi mal-empregada (por ser preferível o fuzilamento), parece-me suficiente para prever que ela não só não vai ser erradicada como, ao contrário, será exponenciada. Aliás, já circulam pelo país listas de nomes a perseguir.

Bolsonaro, que invoca a sua qualidade de ex-militar, mas escamoteia a fama de bombista que levou o Conselho de Justificação Militar a declarar-lhe incompatibilidade para o oficialato e perda de posto e patente, que, em sete mandatos de deputado federal, durante 27 anos, esteve filiado em nove partidos, que recorreu ilicitamente a muitos dinheiros privados para pagar uma campanha eleitoral fraudulenta, que destila ódio com satisfação, não tem, não pode ter, as qualidades necessárias a um Presidente do Brasil. 

JN - 26.11.2018 - com algumas mutilações pelo meio e o título alterado para "Bolsonaro, salvador ou verdugo da democracia?".

4 comentários:

  1. Não tenha qualquer duvida amigo Zé Rodrigues! A opinião é unânime entre os democratas, entre qualquer pessoa minimamente atenta: uma imensa tragédia espera o Brasil. E, como imenso que é, grandes também serão as repercussões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que o ovo já quebrou e o réptil já saiu. Há pequenos (grandes) nadas que o mostram. 0s textos, o despudor, etc. Cá estaremos. Ao amibianos, aos falsos ecléticos, enfim....

      Eliminar
  2. Enviei um pequeno texto acerca, para parentes e amigos do Brasil, e até agora só recebi palavras azedas, quase insultos.
    Bem lá no fundo, no subconsciente do brasileiro branco, esconde-se o espírito colonialista.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.