sexta-feira, 18 de abril de 2014

São apenas alertas

     Decorreu de 19 a 26 do passado mês de Março em Lisboa a chamada semana da reabilitação urbana.
     Acompanhei discretamente, mas com muito interesse, o desenrolar dos acontecimentos. A reabilitação dos bairros antigos, (históricos) é uma necessidade que se vem sentindo há muito, mas que só nos últimos anos por via da crise, se está a levar a sério. Muita gente falou, - apontou caminhos e projectos, alguns já em curso que merecem todo o respeito e admiração. Há também alguma gente a falar do que não sabe, e, eventualmente com interesses ocultos. O que verdadeiramente preocupa os portugueses que se interessam pelos valores nacionais, é o que efectivamente vai ser feito nos velhos bairros instalados nas colinas de Lisboa? (que estão podres - a verdade tem que ser dita) inacessíveis às necessidades do ser humano no século 21. Isto não se resolve com elevadores e tapetes rolantes.
     Reafirmo, aquilo que já venho escrevendo há vários anos. O tratamento destes bairros carece de intervenção geral, com levantamento de tudo o que existe e devidamente planificado. É bom não esquecer, que este trabalho leva dezenas de anos e nessa altura só seremos cerca de 8 milhões e meio. Lembro mais uma vez, a necessidade de descontaminar a maior parte daqueles solos.
     São apenas alertas, não está mais ao meu alcance.

 
Guilherme da Conceição Duarte - Lisboa
(Público, 15-4-2014)

1 comentário:

  1. Parabéns amigo Guilherme Duarte pelo seu texto publicado a 15 de abril, estou completamente de acordo com o teor do mesmo. Continue a alertar as pessoas sempre que achar oportuno. Um abraço do Arlindo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.