Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
a ética republicana
4 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
seja bem vindo, Ricardo!!
ResponderEliminar"Onde para Cavaco??"
A ética é ética e não tem donos, sejam eles republicanos ou monárquicos. Juntar-lhe epítetos é oportunismo bacoco.
ResponderEliminarNão concordo, Joaquim. A ética não é um valor imutável em si. Pelo contrário, ela decorre de idiossincrasias sociais e históricas muito próprias, muitas vezes fora de uma consciência social ativa.
ResponderEliminarNada que está relacionado com a vida social é imutável em si. Tudo muda e certos comportamentos e valores sociais alteram-se de acordo com a evolução social. O que eu quis dizer e possivelmente não o fiz de forma correcta, é que numa sociedade não existem, ao mesmo tempo, a ética republicana, a ética maçónica, a ética cristã, enfim a ética de cada grupo ou entidade. Eu quero dizer que a ética é um valor em si própria, que tem princípios profundos, que não podem ser retalhados conforme as conveniências do momento. Posso estar errado nesta definição, porque, como ser humano, erro muitas vezes e não sou a última palavra seja no que for.
ResponderEliminar