sexta-feira, 20 de março de 2015

Valha-nos Frei Bartolomeu

É impressão minha ou a sra. Ministra das Finanças, quando se encontra com os seus iguais, europeus, e não só, exibe sempre um amplo e dentífrico sorriso e, se se dirige aos portugas, afivela aquele rictus de austeridade militante que lhe conhecemos, tipo mestre-escola da menina de cinco olhos?
Dedo em riste, às vezes até dois, o estilo carrancudo e castigador lá está sempre que os destinatários das lições são os súbditos contribuintes lusos. Chega a mostrar, amiúde, a palma da mão, quando, aparentemente,  está com os azeites.
Será assim por não sermos alemães ou a senhora considerar-nos-á em geral de baixa e insuficiente estirpe, quase todos nós sem os doutoramentos que os srs. Jeroen Dijsselbloem e Zeinal Bava, entre outros da sua igualha, tão galhardamente conquistaram? Já o dr. Passos, quando putativo melhor aluno da sra. Ministra, deve ter apanhado umas boas palmatoadas.

A Bem da Nação, se é coisa que lhe importa, não resisto a endereçar-lhe um pedido: ria-se mais para nós e menos para o Schäuble. Frei Bartolomeu dos Mártires, seu conterrâneo bracarense,embora nascido em Lisboa, pai dos pobres e dos enfermos, “queria vaca e riso à mesa de seus padres e seminaristas”, como escrevia o nosso Aquilino. Não peço tanto mas, já que o pão continua a faltar para alguns, tenham eles, ao menos, um pouco de circo.

Carta publicada no Público (09/03/2015)
Truncada a parte sublinhada

2 comentários:

  1. Caro blogueiro, o senhor pede demais. Vaca à mesa ainda vá que não vá, já sorrisos para nós,... sinceramente! Seja realista.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Mas, que quer? Sou um incorrigível pedinchão...

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.