Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
terça-feira, 25 de dezembro de 2018
A CRIAÇÃO DO NOVO HOMEM
Todo o homem vê com angústia o dia de amanhã. Receia que o pão lhe falte. Jesus proclama: "Não vos preocupeis mais com o dia de amanhã. Olhai as aves do céu!" O que importa é o presente. A construção do Reino. A transformação do Homem. A elevação do espírito. A iluminação. O Paraíso.
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Permito-mo vir aqui com uma palavra, a minha. Entendo a "criação do novo homem" (sic) como uma utopia. O "sapiens sapiens" que somos é fruto duma longa evolução que tem milhões de anos, onde já "fomos" designados por outros nomes. A alternativa inapelável entre "seres humanos bons" ( "divinos" é que não"!) e "seres humanos maus", parece-me imensamente redutora. Somos é totipotentes e condicionados por diversos factores, desde os genéticos aos epigenéticos, dos geográficos aos culturais "latu senso". O que temos, isso sim, é condicionados por tudo isso, tentarmos ter uma voz individual que possa interferir no conjunto, eventualmente melhorando-o.Essa responsabilidade individual ninguém no-la tira e, se for esclarecida, e talvez melhoremos.... o possível! Viremos a ter outro "nome" na escala? Talvez, é só o que posso dizer.
ResponderEliminar