domingo, 30 de dezembro de 2018

Discursos plásticos


- A conversa é antiga mas a vontade parece pouca. Discute-se muito sobre o projecto de acabar com o plástico que tudo embala, e agora até a servir de arma de morticínio na fauna marinha, que procura alimento - o plástico. Matéria perigosa, que merece imensa discussão e alargados projectos para a sua eliminação, surge-nos sob diversas formas de embalagens de demagogia com que nos alimentam desde o pequeno almoço até ao jantar. Dizem ser preocupação de especialistas e de Ministérios do Ambiente e de Governos que gastam comissões. Não é tetra, é treta. Já há sectores comerciais que até dão prémio a quem souber dar bom uso para a sua recolha e reciclagem, que serve de engano enquanto incentivo ao consumo. Mas como não há bela sem senão, eis que os criadores e produtores de embalagens tetra pack, que até agora colocavam no mercado vasilhame só em cartão, decidiram meter na caixa do leite e dos sumos, com o fim de tratarem da saúde do povo, uma tampa em plástico e deste modo facilitar o uso da coisa. Sistema até agora dispensável, que só vem fazer mais lixo. Para além do produto ficar mais caro ao consumidor, ainda por cima lhe metem na abertura, uma rolha que contribui para a poluição - a tampa. Será que eu vejo mal e ando a beber vinho a mais, em vez de água da fonte, que devia correr pura, cristalina, e sem artifícios que vão encher de morte a casa e o mar?*

-*(hoje 1ºJanª2019 in DN.madrª-intgrl)
-*(JN-08.02,c/arrjo)
2 anexos
 - A conversa é antiga mas a vontade parece pouca. Discute-se muito sobre o projecto de acabar com o plástico que tudo embala, e agora até a servir de arma de morticínio na fauna marinha, que procura alimento - o plástico. Matéria perigosa, que merece imensa discussão e alargados projectos para a sua eliminação, surge-nos sob diversas formas de embalagens de demagogia com que nos alimentam desde o pequeno almoço até ao jantar. Dizem ser preocupação de especialistas e de Ministérios do Ambiente e de Governos que gastam comissões. Não é tetra, é treta. Já há sectores comerciais que até dão prémio a quem souber dar bom uso para a sua recolha e reciclagem, que serve de engano enquanto incentivo ao consumo. Mas como não há bela sem senão, eis que os criadores e produtores de embalagens tetra pack, que até agora colocavam no mercado vasilhame só em cartão, decidiram meter na caixa do leite e dos sumos, com o fim de tratarem da saúde do povo, uma tampa em plástico e deste modo facilitar o uso da coisa. Sistema até agora dispensável, que só vem fazer mais lixo. Para além do produto ficar mais caro ao consumidor, ainda por cima lhe metem na abertura, uma rolha que contribui para a poluição - a tampa. Será que eu vejo mal e ando a beber vinho a mais, em vez de água da fonte, que devia correr pura, cristalina, e sem artifícios que vão encher de morte a casa e o mar?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.