Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
LIGUE PARA 760 ... ...
Nos seus programas das tardes de sábado e domingo, a RTP, SIC e TVI, massacram os telespectadores com o «ligue para 760.....», para se habilitarem ao sorteio de determinada importância de alguns milhares de euros.
O figurino dos programas, em si, até podia ser interessante, para um melhor conhecimento de realidades locais do país que somos, se não fosse o exagero numa cultura pimba, que vai desde a música à gastronomia, esquecendo importantes realidades sociais e culturais, aliás integrando-se numa filosofia geral de programação das TVs, de não abrir horizontes para a evolução da cidadania em toda a sua dimensão.
Mas o que se torna insuportável, é que durante cerca de seis horas de emissão, os telespectadores estejam permanentemente a ouvir o «ligue para 760...», com apelos de oportunismo demagógico, e no rodapé da imagem, sempre presente o número e a importância a sortear.
As TVs não terão prejuízo com tais sorteios, que os operadores de telecomunicações considerarão benvindos para o seu negócio. Mas justificar-se-ia alguma transparência, com a indicação do número de chamadas, a importância global apurada e sua distribuição pelo prémio, TVs e telefónicas.
Estranha-se o silêncio da Santa Casa dos jogos, perante estes sorteios, ou então, estará a pensar em aproveitar a ideia, para lançar mais uma modalidade de «raspadinha - ligue 760....», que ajuda a alimentar a ilusão de muita gente e a sua desmotivação, para participar nas acções em que se reclama contra a austeridade, exigindo uma vida com qualidade, baseada em emprego com direitos, salário justo e direitos sociais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.