Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Trabalhar de noite pode provocar danos irreparáveis a longo prazo
Especialistas do Sleep Research Centre, da Universidade de Surrey, revelaram como os turnos de trabalho noturnos podem alterar o metabolismo e prejudicar o bom funcionamento molecular. A descoberta sobre a rapidez e gravidade dos danos causados por ficar acordado até tarde foi uma surpresa.
Na investigação explicam que o corpo humano segue um ritmo natural próprio e que o relógio biológico é programado para ficar ativo durante o dia e dormir à noite. As mudanças podem causar sérios efeitos colaterais, como alterações hormonais, de humor, de atividade cerebral, da temperatura corporal, etc.
6% dos nossos genes são programados para ficar mais ou menos ativos em sintonia com momentos específicos do dia, se passar a trabalhar à noite, essa sintonia genética perde-se.
O Professor Derk-Jan Dijk diz: “que todos os tecidos do corpo têm seu próprio ritmo durante o dia, mas que ao ficarem “acordados” à noite, perdem a sincronia, podendo causar danos sérios a longo prazo, como aceleração dos batimentos cardíacos e alterações no cérebro. É um caos, é como viver numa casa onde há um relógio em cada divisão e cada um marca uma hora diferente.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.