sábado, 25 de janeiro de 2014

Trabalhar de noite pode provocar danos irreparáveis a longo prazo


Especialistas do Sleep Research Centre, da Universidade de Surrey, revelaram como os turnos de trabalho noturnos podem alterar o metabolismo e prejudicar o bom funcionamento molecular. A descoberta sobre a rapidez e gravidade dos danos causados por ficar acordado até tarde foi uma surpresa.
Na investigação explicam que o corpo humano segue um ritmo natural próprio e que o relógio biológico é programado para ficar ativo durante o dia e dormir à noite. As mudanças podem causar sérios efeitos colaterais, como alterações hormonais, de humor, de atividade cerebral, da temperatura corporal, etc.
6% dos nossos genes são programados para ficar mais ou menos ativos em sintonia com momentos específicos do dia, se passar a trabalhar à noite, essa sintonia genética perde-se.
O Professor Derk-Jan Dijk diz: “que todos os tecidos do corpo têm seu próprio ritmo durante o dia, mas que ao ficarem “acordados” à noite, perdem a sincronia, podendo causar danos sérios a longo prazo, como aceleração dos batimentos cardíacos e alterações no cérebro. É um caos, é como viver numa casa onde há um relógio em cada divisão e cada um marca uma hora diferente.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.