domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lembrar Rosa Lobato de Faria


Nunca é demais recordar, e aproveito este espaço, para o fazer, para lembrar e prestar uma justa homenagem, a Rosa Maria Bettencourt Rodrigues Lobato de Faria, que nos deixou, neste dia 2 de Fevereiro de 2010, aos 77 anos. Tendo nascido em Lisboa no dia 20 Abril de 1932, este enorme talento "para as letras", acumulou ao mesmo tempo e igualmente com grande sucesso e enorme capacidade o outro lado da sua vida, como actriz, sendo igualmente conhecida do grande público como actriz de televisão e cinema.
Poetisa e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó(2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes(2007) e As Esquinas do Tempo (2008). 
Foi também autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias coletâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro. 
Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura.
Mário da Silva Jesus


3 comentários:

  1. É justo e humano prestar homenagem àqueles que nos deixaram e deixaram algo de importante para cimentar as nossas raízes. Só as pessoas bem formadas e reconhecidas têm a grandeza de elogiar os outros. Isto tipo de intervenção fica bem neste blogue que pretende unir as pessoas, porque quem existiu existe sempre.

    ResponderEliminar
  2. A Rosa foi ainda minha colega - mais velha - no Instituto de Odivelas onde estudámos. E depois, à distância fui acompanhando o seu percurso.

    ResponderEliminar
  3. Numa prova de selecção para o concurso televisivo FAZ DE CONTA, com o também saudoso Raul Solnado, tive a sorte de ver e estar muito perto da ROSINHA, a qual (em)prestava ao referido concurso a sua bela veia artística.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.