quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Lider versus Chefe


O verdadeiro líder é todo aquele que consegue influenciar  outras pessoas à acção, sem o uso da força ou do medo.

Nos últimos anos usa-se sobremaneira a palavra líder e sempre no sentido “upa, upa lá pra cima”. É o líder do Governo, é o líder do sindicato é o líder da selecção, é o líder … é o líder
Ninguém usa expressões como: o líder dos aldabrões, o líder dos corruptos…
Mas, se pararmos para pensar na quantidade extraordinária dos apelidados líderes que por aí saltitam, quantos efectivamente o serão?
Poucos, infelizmente poucos!
O líder com direito a assim ser chamado, terá qualidades extraordinárias tais como: integridade a todos os níveis; ética e moral insuspeitável e essencialmente carisma!
Deverá ser capaz de influenciar as pessoas sob a sua orientação de tal forma que consiga tirar o melhor de cada um.
Era bom que em pleno séc. XXI as pessoas já não precisassem ser levadas pela mão, mas a realidade desmente a nossa pseudo evolução. Assim continuamos a ser levados e a necessitar de quem nos conduza. Daí que precisemos de chefes para tudo.
Porque líderes, poucos terão a sorte de conhecer. Contentem-se com chefes e não digam que vão daqui…



2 comentários:

  1. Aparentemente, os chefes à moda nova são servidores de um povo que domina e não dominadores de um povo que os servem, mas isto não passa de aldrabice. Ele continua a exibir ostensivamente os sinais da sua dominação , embora por formas menos espalhafatosas; pode conservar a ostentação de múltiplas formas, rodeando-se de um vasto grupo de "subordinados profissionais"cujo ofício se limita, em grande parte, a serem vistos em atitude servil perante o chefe, reforçando a sua imagem de superioridade social. Os chefes humanos procedem exactamente como os gorilas dominantes... Desmond Morris - in "O Zoo Humano"

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.