segunda-feira, 28 de março de 2016

A 28 DE MARÇO DE 1810, NASCEU ALEXANDRE HERCULANO

Resultado de imagem para alexandre herculano




A 28 de Março de 1810, nasceu no Pátio do Gil, na Rua de São Bento, em Lisboa, Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, que foi historiador, escritor, jornalista e poeta português da era do romantismo.
Na sua infância e adolescência não pode ter deixado de ser profundamente marcada pelos dramáticos acontecimentos da sua época: as invasões francesas, o domínio inglês e o influxo das ideias liberais, vindas sobretudo da França, que conduziram à Revolução de 1820. Até aos 15 anos frequentou o Colégio dos Padres Oratorianos de S. Filipe de Nèry. então instalados no Convento das Necessidades em Lisboa, onde recebeu uma formação de índole essencialmente clássica, mas aberta às ideias cientificas. Impedido de prosseguir estudos universitários (o pai cegou em 1827, ficando impossibilitado de prover ao sustento da família) ficou disponível para adquirir uma sólida formação literária que passou pelo estudo do inglês, francês, italiano e alemão, línguas que foram decisivas para a sua obra literária.
Estudou Latim, Lógica e Retórica no Palácio das Necessidades e, mais tarde na Academia da Marinha Real, estudou matemática com a intenção de seguir uma carreira comercial.
Como liberal que era teve como preocupação maior, estabelecida nas suas acções politicas e seus escritos, sobretudo em condenar o absolutismo e a intolerância da coroa no século XVI para denunciar o perigo do retorno a um centralismo da monarquia em Portugal.
É grande e vasta a sua obra; (que se torna quase impossível de transcrever os nomes de todas elas neste espaço), destacando-se com obras de Poesia; Teatro; Romance; Romance Histórico; História; Opúsculo.
Veio a morrer em 18 de Setembro de 1877, na Quinta de Vale de Lobos, Azóia de Baixo, Santarém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.