segunda-feira, 29 de abril de 2013

A emoção e a aprendizagem

Ainda a propósito da memorização, agora defendida por Nuno Crato...

Francisco Mora (Granada, 1945), investigador e doutor em Neurociência pela Universidade de Oxford, analisa os factores da educação, estudando-os separadamente:

"Curiosidad, atención, memoria, emoción... Mora rastrea los ingredientes de la educación, analizándolos por separado, pero hay uno que resulta esencial en el proceso de aprendizaje: “La emoción, sin duda. Sólo se puede aprender aquello que se ama, aquello que te dice algo nuevo, que significa algo, que sobresale del entorno. Sin emoción no hay curiosidad, no hay atención, no hay aprendizaje, no hay memoria”.

P.S. tenho que agradecer a indicação deste artigo publicado no El Mundo à minha amiga Sónia

1 comentário:

  1. O que nos diz algo de novo em relação ao nosso anterior conhecimento, o que não quer dizer que seja algo de novo no vasto campo do conhecimento e cultura em geral. A emoção é nossa, é genuína, mas o conhecimento que é por nós adquirido, fica compartilhado e é algo que nos é exterior.A emoção morre connosco, mas o conhecimento fica para os outros após a nossa morte.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.