A pior profissão do mundo
Claro que não nos podemos fiar nestas listas...
Mas a verdade é que uma delas é referência para a directora do PÚBLICO. Ontem, na sua crónica sobre Joaquim Barbosa, o presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, primeiro presidente negro a assumir este cargo, Bárbara Reis menciona a lista das profissões da CareerCast.com em 2013: "os juízes estão em 79.º lugar, logo abaixo dos agentes de seguros e logo acima dos engenheiros nucleares (os critérios são: exigência física, ambiente de trabalho, salário, stress e empregabilidade). Os pedreiros, como o pai do juiz Barbosa, estão num confortável 53.º lugar. Já agora — e porque é essa a graça das listas —, os jornalistas são a pior profissão do mundo: estão em 200.º lugar numa lista de 200 (em 199.º, estão os lenhadores) e os fotojornalistas, reis desta página, estão em 188.º, a seguir aos lavadores de pratos."
Bárbara Reis não referiu a previsão, triste, do consultor envolvido neste estudo americano, Paul Gillian, que acredita que a profissão de jornalista será extinta dentro dos próximos 10 anos...
Não é de difícil diagnóstico...
Infelizmente.
Os próprios jornais estam a cavar a própria sepultura, ao tornarem-se jornais de leitura online.
Este tipo de "estudos", na maioria dos casos, não tem o mínimo interesse. Umas vezes apresentam o óbvio. Outras chegam a conclusões estapafúrdias ou encomendadas. É a informação que temos, que alimenta alguns sectores parasitários, algumas disfarçados de científicos que preenchem parte do espaço disponível.
ResponderEliminar