segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Je suis Charlie

Santana-Maia Leonardo - Nova Aliança
0 SM 1.jpg
Voltaire explicou com muita clareza o significado de "Je suis Charlie", quando disse: "Não concordo com o que dizes mas defenderei até à morte a liberdade de o dizeres.
A liberdade de expressão é um pilar essencial das sociedades abertas e, tal como escreveu Karl Popper, "deve ter primazia sobre o nosso desejo de não ofender.” E explicou porquê: “quando evitar ofensas constitui a nossa principal preocupação, rapidamente se torna impossível dizermos livremente seja o que for.
Concluindo: "Je suis Charlie" não significa que concordemos sequer com a linha editorial do jornal ou com o que ali se publica. Eu, pessoalmente, não gosto do jornal, nem do seu sentido de humor extremamente ofensivo, tanto assim que nunca o comprei, apesar de comprar frequentemente jornais franceses. Apesar disso, "Je suis Charlie" porque, apesar de não concordar com o que dizem, reconheço-lhes o direito de o dizerem.

2 comentários:

  1. O seu esclarecimento sobre o mais que badalado 'Je suis Charlie' é muito fecundo e agradeço ter-me instruído um pouco mais.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.