segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Europa vs Rússia

 Todos,  que não rodarmos em torno de interesses russos, teremos a perfeita noção de que a Invasão da Ucrânia por Putin,  nunca deveria ter acontecido. 
E  o mesmo quando a Federação Russa anexou a Crimeia.
Mas, por falta de unidade europeia nos mais diversos aspectos,  e também, pela falta de um exército comum,  a Guerra na Ucrânia,  está a criar " medos", em alguns decisores em Bruxelas quanto ao que se seguirá.
Os EUA estão do outro lado do Atlântico,  a Rússia nunca os atacará e mostram uma posição de força à China,  fornecendo armamento ao Presidente Ucraniano para se defender do Presidente da Federação Russa.
A Europa,  nomeadamente Alemanha,  Áustria,  Holanda,  Dinamarca,  a eterna neutra em tudo e nada, Suíça,  as assim-assim Polónia e Hungria,  estariam a ver se , não se envolviam demasiado no conflito.  E ainda estarão.
A razão é simples,  Putin não é Hitler,  logo dificilmente virá até França.  A Europa já esteve com mais vontade de se unir, que está hoje. Movimentos de extrema-direita,  têm a mão russa, e vagueiam aqui a Ocidente.
Logo , estes , até alimentam a Guerra contra o papão russo,  que já nem comunista é.
E são uma maravilha para os nacionalismos,  que podem aceleradadamente contribuir para a desintegração europeia,  e, maior exposição desta , aí sim, à Rússia.
A Nato é,  tal como a ONU algo que foi muito útil no pós II Guerra Mundial,  hoje, não serve. Mas como a Europa não tem unidade,  nem defesa própria,  a Nato,  faz-se presente.
E estar-se , agora, a chegar ao ano da invasão russa da Ucrânia,  a querer abrir um conflito militar com a Rússia,  pode ser desastroso para os dois lados. E talvez fosse evitável.

Ou não ou não ou não ou...

A. Küttner

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.