quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Não é Paz é derrota Russa?

 O PM em entrevista,   quase a um ano do início da desastrada Invasão de Ucrânia,  por Putin,  diz que "a Paz só é possível com a derrota da Rússia."

Ora, isso , será  primeiro  ter que continuar a Guerra,  depois ter que ganhar a Guerra,e,  derrotando a Federação Russa, possível e consequentemente conseguir a Paz.
Houve, uma altura, em que daria a impressão que o PM, não estaria tão intrinsecamente  empenhado em manter a Guerra, como única forma de se  poder, eventualmente, chegar à Paz.
Há uma onda que varre a União Europeia,  essencialmente a Presidente da Comissão Europeia,  mas também o ministro dos Estrangeiros Europeu, e nãosó, que desde há muito acham que a única forma de fazer a Paz, é ganhar a Guerra  . É continuar a Guerra. 
E o PM estará " nessa". Paz pela Guerra.
Terão todos por certo razão.  E será ganhando a Guerra à Rússia,  que se fará a Paz.
Mas, haveria,  alegadamente,  uma possibilidade de negociar aberta e explicitamente a Paz, entre o Ocidente e a Federação Russa. Já não será entre a Ucrânia e Putin,  dado o Ocidente estar tão,  tão envolvido.
Paz, negociada, cedendo de ambas as partes,  sem destruir e matar , mais.
Assim,  parece que a Europa vai ajudar a Ucrânia a lutar, até ao limite,  para ganhar a Guerra .
E  o que se seguirá, será de facto Paz?
Será que Putin não fará a última loucura,  se se sentir totalmente encurralado?
Será que a China, vai ficar a olhar?
Os EUA estão do outro lado do Atlântico,  é longe. E estão a usar , isto, como luta de hegemonia mundial. Com Biden.  Mas, Trump pode voltar.
Se ganhar a Paz, só acontece vencendo a Guerra,  não será por certo da forma menos pacífica.?
E o que se seguirá?

Ou não ou não ou não ou

A. Küttner

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.