Os lucros que os bancos espanhóis estão a reportar, referentes ao exercício do ano anterior, “escandalizam” por lá muita gente, sobretudo porque eles se recusam pagar o novo imposto sobre lucros - ameaçando ir para os tribunais - e abrandar a subida das hipotecas, levando muita gente ao desespero, com o aumento de milhares de euros por ano; e correram-me as lágrimas pela cara ao ouvir Ana Patrícia Botin, presidente do Santander, que reportou mais de 6 mil milhões de lucro, queixando-se que se lhe for aplicada a tal taxa sobre lucros excessivos, lhe tocarão 225 milhões mais de imposto, e que os bancos já pagam muito, argumentando que, assim, terão de reduzir o crédito à economia e pagar menos aos accionistas, “coitadinhos”.
Dizem os banqueiros, de uma maneira geral, que também tiveram anos com prejuízo, e isto é tanto mais chocante quanto essas situações, que se deveram basicamente à sua aventureira gestão, acabou por recaír sobre os impostos dos cidadãos, não os penalizando muito a eles; o BBVA – Banco Bilbau Viscaya Argentaria, que teve 9 mil milhões de lucros, também usa a mesma linguagem de Botin, porque eles são sempre muito solidários entre si...
Amândio G. Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.