quarta-feira, 5 de abril de 2017

A 5 de Abril de 1952 - Incêndio destrói edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão





Na madrugada do dia 5 de Abril de 1952, um incêndio destrói, quase totalmente, o edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, provocando a perda de numerosos documentos referentes à história e descrição artística do Município.
No dia 11 de Junho de 1961, é inaugurado o novo edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão. Volvidos 50 anos, num artigo publicado em 14 de Junho de 2011 no sítio oficial da câmara municipal é recordado que “este acontecimento, o incêndio, provocou uma enorme polémica entre os famalicenses. De um lado, defendia-se a reconstrução do edifício, com a devolução à terra na imagem apagada pelo fogo. Do outro, surgiam os entusiastas de uma nova construção moderna e emblemática. Em 1954, o Presidente da Câmara Municipal Álvaro Folhadela Marques, entregava o projecto às mãos do arquitecto Januário Godinho. A obra foi, então, adjudicada em 1956 e concluída em 1961”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.