domingo, 27 de julho de 2014

Pela decência e perseverança!

Bem no centro da edição do PÚBLICO de sábado 26, a entrevista feita por Natália Faria e, centrada no seu texto, a fotografia do Nobel da Literatura de 2010, o peruano Vargas Llosa!
Que bom comprar um jornal e poder usufruir de um «encontro» com uma personalidade como ele. 
Queria felicitar a direcção do Público pela foto e citação de Llosa seleccionada para a primeira página: "Os heróis discretos são a grande reserva moral de um país" [mais que os heróis militares, os heróis épicos].
Podia ter sido outra a frase escolhida para a primeira página. Mas não! Esta frase foi também para mim, a melhor mensagem ou ensinamento a retirar da entrevista: "Eu acho que em todas as sociedades há esses heróis discretos que são os verdadeiros heróis. Os da vida quotidiana, não os de uma acção espectacular e passageira, mas donos de uma perseverança e de constância na decência." 
Curioso o facto de Llosa se ter inspirado numa pessoa real para construir uma personagem: um pequeno empresário que não chegou a conhecer, mas que foi notícia de um jornal de Lima. Este homem tinha publicado um aviso (num jornal da sua terra) dizendo que não pagaria à máfia...
Vargas Llosa defende, pois, uma sociedade civil viva, uma sociedade (incluindo todos, mas sobretudo os jovens) que se incomoda com a indiferença e o comodismo e que, actuando como aquele empresário, obrigará os governos a actuar em consequência. 
Fico à espera de ler a sua peça Os Contos da Peste.

Público (4 -8-2014)

1 comentário:

  1. Também continuo à espera do que Vargas Llosa preconizava. Pois, a ESPERANÇA é a última a morrer no coração de todos os homens de boa vontade.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.