sexta-feira, 8 de maio de 2015

NO 8 DE MAIO DE 1782, MORRE SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELO

Resultado de imagem para marques de pombal




Nasce em Lisboa no dia 13 de Maio de 1699, Sebastião José de Carvalho e Melo, tendo vindo a morrer no dia 8 de Maio de 1782, em Pombal. Primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, diplomata e estadista português, primeiro-ministro de Portugal título que foi instituído por Decreto do Reis D. José I de Portugal de 16 de Setembro de 1769. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I. Poderoso ministro do rei D. José I. O seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do Terramoto de 1755. Encontra-se sepultado na Igreja da Memória em Lisboa. 

2 comentários:

  1. Esta figura do Marquês de Pombal obriga-nos muito a reflectir sobre a história. Desterrado, para Pombal, após perder o poder pela morte de D. José, 150 anos depois, foi-lhe erigida, como homenagem, a maior estátua de Lisboa e, assim julgo, do país.Hoje,devíamos pensar um pouco nisto.

    ResponderEliminar
  2. Lá diz o ditado: DEPOIS DE CAVALO MORTO, CEVADA AO RABO.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.