O canal de televisão SIC, foi longe demais na sua emissão que transmitiu em horário nobre no passado domingo dia 3 de Maio, ao ridicularizar, de forma escandalosa e pouco didáctica, no programa de "novos" talentos? os “Ídolos”?, um jovem concorrente de 16 anos, no qual esse jovem, foi troçado e achincalhado, como outros jovens que eles apelidam de cromos, no referido programa. Na citada emissão do episódio em que o jovem aparece com um aspecto físico completamente ridicularizado e caracterizado de forma pouco educacional , pois enquanto estava a prestar provas, isto é a procurar cantar (mal ou bem), nem todos nós temos os mesmos talentos, aparecerem as suas orelhas que são mostradas e aumentadas de forma ridícula. Acho que o bom senso e mais respeito pelos concorrentes, não ficava mal,
pois acontecem mais casos semelhantes ou parecidos com os chamados "cromos". Ao que se chega para se conseguir a todo o custo audiências, mas há "pala" de uns miúdos, alguns deles efectivamente sem qualquer jeitinho para esta coisa das cantigas, mas que vão nas melhores das intenções. O que a SIC proporciona para alcançarem audiências por responsáveis deste canal SIC, esses sim, não passam e são uns verdadeiros "azeiteiros". Eu tenho conhecimento que antes dos concorrentes se apresentarem aquele painel de júris, os concorrentes têm uma primeira audição. Se os concorrente a futuros cantores não têm talentos, não ridicularizam esses jovens. Tenham bom senso e mais respeito. Isto não é a parada da paródia dos Parodiantes de Lisboa de há umas décadas atrás. Haja mais respeito, por esta juventude, o vosso papel é ensinar e não traumatizar.
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 45.540 do Diário de Notícias da Madeira de 10 de Maio de 2015)
(Texto-opinião, publicado na edição do Destak de 12 de Maio de 2015)
(Texto.opinião publicado na edição do Diário de Notícias de Lisboa de 28 de Maio de 2015)
Mário da Silva Jesus
Este episódio é uma amostra da falta de educação de pessoas que têm cargos de responsabilidade e do desrespeito que têm pelos seus semelhantes. Fazer chacota de quem tem orelhas grandes, braços ou pernas curtas, e por aí fora, é um acto que devia envergonhar quem o pratica. Se houvesse um mínimo de dignidade os responsáveis pelo programa deviam ser demitidos, para exemplo. Contudo, este é o país onde o Tribunal de Contas detecta erros na contabilidade do Tribunal Constitucional e é como nada se passasse. Nem a imprensa e outros órgãos de informação, atulhados de pacóvios se incomoda com a situação.
ResponderEliminarHoje (13.05), o director de programação da SIC, Luís Marques, diz que o garoto já sabia ao que ia. É lamentável este tipo de discurso, como se houvesse na TV um programa para amesquinhar pessoas indefesas. É o mundo que temos, e são estes cérebros que dominam a informação.Pouco podemos fazer para alterar a situação. Como estamos em período de milagres, esperemos que suceda algo nesta área.
ResponderEliminar