terça-feira, 19 de maio de 2015

Plano Nacional de Reeducação - O Início ( parte II)

Consolidar a oferta do sistema Dual existente e reforçar a oferta do ensino
profissional e vocacional orientado para o mercado de trabalho, fazendo
disto uma bandeira para o futuro de Portugal, contribuindo para formar
pessoas mais competentes e capazes de lidar com os desafios de um mundo
"global".
A partir do 9o ano, incluir nas escolhas académicas, cursos direccionados
para a aprendizagem e desenvolvimento de profissões de âmbito tradicional,
mas acompanhando sempre a evolução tecnológica: carpintaria, canalização,
serralharia, padeiro, etc, havendo a possibilidade de se criar uma Oficina
Especializada no ensino destas artes tão necessárias e indispensáveis ao
desenvolvimento do nosso País.
Reforçar a componente pratica das aulas, sem esquecer a teoria mas sempre
esta ultima com um período de atenção e dedicação menor do que os níveis
atuais: é preciso tornar o sistema de ensino mais maleável.
Implementar uma componente tecnológica mais forte dotando os alunos de
ferramentas que os possam preparar melhor para os desafios a curto e a
longo prazo.
Por ultimo, incluir mais escolha de idiomas a aprender, por forma a incutir
nos estudantes o ensejo e o conhecimento de culturas estrangeiras, para
assim serem uma mais valia no mundo empresarial, existindo a opção de
estabelecer protocolos com escolas de línguas para facilitar o processo de
inscrição e aprendizagem.
Sao pequenas e concisas ideias e sugestões que visam tornar a escola do
século XXI,em algo mais transformador; é preciso adaptar a mentalidade
portuguesa aos desafios crescentes de uma globalização que avança tão
rapidamente como as tecnologias de informação.
Eliminar barreiras; preparar melhor os adultos do amanha; estimular o
conhecimento através da introdução ao estudo pratico de novos conceitos
associados á vida empresarial; despertar a vontade de hábitos de leitura a
partir do ensino básico, com a criação de clubes do livro e visitas culturais a
monumentos históricos: tudo isto confere uma melhor preparação para o
quotidiano.
A escola deve ser uma fonte de preparação para a vida profissional, fazendo
a ligação entre a sociedade civil e o mundo dos negócios.
Mas temos de começar desde o primeiro minuto a preparar o processo
transformador, porque a realidade é mutável e o futuro está aí.

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