quarta-feira, 25 de março de 2020

camélias, no Poro



Em 7 e 8 de Março de 2020, realizou-se a XXV Exposição de Camélias do Porto, na Alfândega do Porto.

A camélia, planta e árvore, é conhecida como Roseira do Japão e por isso apelidada de japoneira; e a flor, como rosa-do-japão. A camélia é considerada uma flor de Inverno. Algumas variedades são usadas na China e Índia para a preparação de chá. De algumas sementes de camélia também se produz óleo.

O Porto terá sido a primeira cidade da Europa a ser conhecida como a cidade das camélias. A camélia terá chegado ao Porto no início do século XIX, por influência da numerosa comunidade inglesa ligada ao comércio do vinho do Porto. Na segunda metade do século XIX teve o seu mais brilhante período. No século XX, a camélia esteve praticamente esquecida, sendo recuperada a sua ligação à cidade do Porto pela câmara municipal, a partir de 1984, com a primeira exposição de camélias.
Existe uma versão, em que a introdução da camélia na Europa, vinda do Japão, foi por Vila Nova de Gaia, através de navegadores portugueses. Tal está ilustrado num painel de azulejos do artista japonês Jun Shirasa, que se encontra na PraÇa, novo espaço no centro cívico nas traseiras do edifício da câmara municipal de V. N. Gaia.


1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.