sábado, 7 de março de 2020

Da Terapia da Fala

António da Fonseca Sampaio foi o pioneiro da industrialização da Trofa. Entre os vários negócios, era detentor da concessão da exploração da energia.
Era casado com uma irmã do "Lino do Carqueijoso", meu avô materno. Muito provàvelmente por influência do grau de parentesco, o avô Lino foi elevado à categoria de encarregado-geral da empresa de electricidade, algo que criou um forte sentimento de inveja entre os colegas, que achavam que o Lino só alcançou aquele cargo graças à ligação parental.
Então, lançaram o boato de que o Lino era comunista, o que não era, de todo, verdade.
O meu avô tinha um ligeiro defeito na fala, que consistia na dificuldade em pronunciar a letra C.
Quando o boato chegou aos ouvidos do sr. Sampaio, este interpelou-o: ó Lino, tu és comunista?
Este respondeu: omunista, eu? omunista, o aralho.

José Valdigem

1 comentário:

  1. Essa faz-me lembrar a história, que se contava como verdadeira, acerca dum conhecido industrial de Vizela a quem faltava uma mão, e daí, o apelido de "Maneta". Viajaria ele ao lado da condutora, uma "célebre" professora do liceu de Guimarães, que tinha um "carocha, que conduzia pessimamente, quando aquela virou para Vizela, sem avisar e ia provocando um acidente. Este não se deu e a senhora desbafou: lá íamos nós pró maneta! Ripostou o industrial: e lá ia o maneta pró (c)aralho!....

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.