sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A Catalunha e a caixa de Pandora

Os representantes da Região Autónoma da Catalunha, em 27/10/2017, proclamaram, por maioria, a independência em relação a Espanha, na qual, a região estava integrada.
O governo de Madrid não aceitou tal unilateral vontade de emancipação, julgando-a anticonstitucional, marcando, por isso, eleições para Dezembro, pelo que destituiu todos os órgãos principais da Catalunha.
Com a caixa de Pandora prestes a saltar-lhe a tampa, parece-nos que nada ficará como antes, uma vez que há séculos nunca houve uma assimilação plena de integração regional no seu todo nacional.
Se a proclamação da independência da Catalunha é anticonstitucional face à Constituição espanhola, que os senhores constitucionalistas nos digam da sua justiça e se, por exemplo, a Revolução dos Cravos do 25 de Abril estava contemplada na Constituição portuguesa, ou se a queda do Muro de Berlim também estava considerada nas Constituições das Alemanhas à época.

José Amaral


1 comentário:

  1. E os curdos, e os sarauis, e as outras independências que foram aceites e tanta hipocrisia e tanta coisa. Mas é efectivamente uma caixa de pandora...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.