domingo, 22 de outubro de 2017

Importante museu em Viana

O navio Gil Eanes foi classificado pelo Tripadvisor, maior site de viagens do Mundo, como um dos dez maiores museus de Portugal, tendo ficado em 7º lugar nos “Traveler`s Choice Awards em 2017.

Estas classificações são determinadas através das avaliações feitas pelos utilizadores do Tripadvisor em todo mundo durante doze meses; a selecção é feita a nível mundial, mas também por regiões e, em Portugal, em dez museus distinguidos, um é de Viana do Castelo, justamente o Gil Eanes, que ocupa o quinto lugar desta lista, bem acima do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, na décima posição.

O Navio Hospital Gil Eanes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana nos anos 50 do século passado, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota; também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Este importante navio-museu encontra-se aberto ao público como tal desde 1998, e até hoje já teve a visita de cerca de um milhão de pessoas, estando acessível diariamente a partir das 09h30.




Amândio G. Martins

1 comentário:

  1. Qualquer cidadão bem informado sabe, que estas classificações, são para entiusiasmar pacóvios e que os organizadores, gente esperta, vivem à conta dos patrocinadores que ficam todos felizes com mais uma fitinha. É, ainda que em miniatura, uma espécie de estrelas Michelin.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.