sábado, 21 de outubro de 2017

CEM ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA:
 OS MOTIVOS QUE LEVARAM A SUA ECLOSÃO
Este artigo foi publicado no jornal Diário da Manhã de Goiânia, Goiás-Brasil em 20/10/2017, no caderno Opinião Pública, pg.7 Site do jornal: http://impresso.dm.com.br/
Um dos poucos jornais no mundo que permite opinião dos leitores
Usado a grafia do português do Brasil
                                                                                            
Costuma-se analisar aquele que foi considerado um dos maiores acontecimentos do século passado, apenas pelas suas vastas consequências, principalmente por ter abalado todo o sistema constituído então vigente. Com pouquíssima menção à origem, seja ela remota ou contemporânea aos fatos da época que foi palco desta passagem histórica.
As consequências são por demais conhecidas, com enorme material literário, mesmo até de ficção, uns procurando atenuar a rudeza da realidade de sua implantação, outros procurando romancear os atos mais perversos, na tentativa de atenua-los.
Neste artigo procurarei narrar, depois de exaustivas pesquisas, as causas que deram origem a este episódio histórico, ao contrário de que muitos pensam, que tenham sido frutos de decisões momentâneas, eles tiveram motivações que vão das mais antigas até aquelas mais recentes, conhecida como o pingo d’água que faltava nesta metafórica avalanche registrada na linha do tempo.
Dentre as causas genéricas e remotas foi sem dúvida a criação de textos impressos, graças ao alemão Johannes Gutenberg, por ter desenvolvido  um sistema mecânico de tipos móveis(1436) que deu início à Revolução da Imprensa, e que é amplamente considerado o invento mais importante do segundo milênio, propiciando através de livros, a disseminação de novas ideias.
Podemos enquadrar ainda dentre as remotas, as guerras entre a Rússia e a Turquia Otomana, uma chamada Guerra da Crimeia (1853-1856), onde os russos foram fragorosamente derrotados, só conseguindo manter o domínio sobre a Crimeia (desde 1783) à custa de grandes concessões territoriais nos Bálcãs.  Outra (1877-1878), apesar de vitória russa, o objetivo principal que era o controle da cidade de Istambul com seus estratégicos estreitos, não foi alcançado pela interferência da Inglaterra e França. Não ter conseguido a primazia sobre os estreitos de Bósforo e Dardanelos, que era sonho centenário da elite imperial, pois permitiria o livre acesso da frota russa ao mediterrâneo, foi realmente o começo do fim do sistema imperial russo.
Novas ideias econômicas sopradas pelo vento cultural através de publicações de livros do alemão Karl Marx, filosofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista, alcançaram praticamente todo o mundo. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Ele publicou vários livros durante sua vida, sendo que o Manifesto Comunista (1848) e o Capital (1867-1894) são os mais proeminentes. No meu entendimento estas ideias no papel, literalmente são bastante procedentes, porque visam diminuir as chamadas desigualdades sociais, mas na sua implantação, quando se leva em consideração o fator humano com as suas imperfeiçoes e fraquezas morais, têm-se tornado bastantes irrealistas. Sendo este, ao meu ver, o fracasso em alguns países que a adotaram.
A Rússia passou por uma onda de relativa liberdade estabelecida pelo grande Czar Alexandre II, “O Libertador”, com reformas estruturais modernizantes no setor educacional e cultural, com consequente afrouxamento na censura aos livros estrangeiros. Foi aproveitando esta brecha que em março 1872, chegava ao país na secretaria do censor, o livro, “O Capital”, com suas 674 páginas, com pronta aprovação. A primeira publicação do livro fora da Alemanha, cuja primeira edição se deu 5 anos antes. A publicação do livro, em inglês, somente aconteceu após 15 anos da publicação russa. A história atual do país registra que os censores, após alguns meses, arrependidos de terem liberado a publicação do livro, forçaram o editor a dissolver a editora.
O sistema educacional do Alexandre II, na região do Volga tinha como executor um renomado professor, pai daquele que mais tarde veio a ser a figura protuberante da Revolução de 1917, Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin. O lar dos Ulyanovs era composto pelo pai (professor) a mãe (intelectual com domínio em várias línguas estrangeiras), além de Lenin, o seu irmão mais velho, Alexander, conhecido como Sasha, mais um irmão e três irmãs. Foi neste lar liberal que os irmãos tomaram conhecimento do livro “O Capital”, logo abraçando a ideologia ali pregada, o Lenin mais teórico e moderado, o Sasha, extremamente exaltado.
Com o assassinato do grande Alexandre II, assume o seu filho Alexandre III, conservador ao extremo, anulou quase de imediato todas as reformas patrocinadas pelo seu pai, trazendo grandes ressentimentos em várias camadas da sociedade. O exaltado Sacha, químico por formação, foi acusado de fabricar uma bomba numa tentativa de assassinar o novo Czar, sendo julgado e executado sem piedade.
Este fato marcou toda vida de Lenin, que a partir deste episódio passou a não ser apenas movido pela sua ideologia, mas pelo extremo ódio que nutria pela família imperial. A ponto de, após vencer a revolução, dar ordem pessoal para execução de toda família, numa medida desnecessária que aumentou a ira do Reino Unido, por ser a Czarina sobrinha da rainha inglesa e esta já tinha oferecido asilo aos familiares.
Para conturbar mais a situação pré-revolução, morre subitamente o Czar Alexandre III, assumindo o despreparado Nicolau II, pessoa confusa e indecisa, que não estava à altura de governar o império. Logo enfrentando uma guerra com o Japão, ao perder a disputa, perdeu também várias concessões imperiais na Ásia, fazendo eclodir internamente como consequência, a chamada revolução de 1905, violentamente reprimida pelas forças imperiais, mas resultando na aceitação pelo Czar, da criação da Duma, uma espécie de parlamento, pondo assim, por terra o poder absoluto do imperador. Esta revolução de 1905 foi considerada um treino para a de 1917.
O período que se sucedeu a revolução de 1905, ficou marcado, pelo aparecimento do místico paranormal, Rasputin, dotado de um magnetismo pessoal sem precedentes na história mundial; seus poderes eram usados na sedução de mulheres e para curas de doenças até então incuráveis. Com o seu reconhecido natural poder hipnótico, conseguia entancar as hemorragias sofridas pelo filho e sucessor do império. A criança era acometida de uma doença crônica hereditária, chamada hemofilia, que lhe trazia graves problemas de coagulação sanguínea. Isto trouxe ao então denominado “bruxo”, enormes poderes perante a família real, contrariando sobremaneira todos os segmentos da sociedade, desde o clero ortodoxo, componentes da corte e o povo em geral. A situação ficou bastante agravada com sua nomeação para conselheiro real e pelos boatos, não confirmados, que ele mantinha caso amoroso com a Czarina.
Em julho 1914 estoura a primeira guerra mundial, é formado uma aliança entre a Alemanha, Império austríaco e o Império Otomano (Turquia), do outro lado estavam inicialmente os chamados aliados principais, Reino Unido e a França.
O Czar Nicolau II tinha que tomar uma decisão: ou manter o império neutro ou se aliar a um dos lados da perlenga. Os militares eram contra a entrada na guerra sob o argumento de que as forças armadas estavam despreparadas, também era esta a opinião esmagadora dos setores mais conscientes da nação.
O Czar tomou a decisão de entrar na guerra com os aliados, decisão esta que veio a lhe custar, um pouco mais tarde, o trono herdado de seus antepassados, com o fim da presença da dinastia Romanov, que se sustentou por séculos na Rússia Imperial. Tal medida foi fruto da diplomacia inglesa que prometeu ao Czar, e este se mostrou seduzido, que as suas forças armadas teriam ajuda incondicional da Inglaterra, prometendo ainda, em caso de vitória, o amplo domínio dos russos na cidade de Istambul com seus estreitos, antigo sonho da estratégia russa. Existem nos anais históricos que Nicolau II, deixou de ouvir o próprio Rasputin, que o teria aconselhado a não entrar na guerra, sob pena do fim imperial.
Um fato muito importante, para não dizer decisivo, pouco explorado pelos historiadores, foi a fragorosa derrota da então invencível frota naval inglesa e aliados, na batalha de Galípoli. A frota inglesa era comandada nada mais nada menos pelo Winston Churchill, futuro herói da 2ª grande guerra. Esta batalha na entrada do estreito de Dardanelos, visava neutralizar as forças turcas e levar apoio as forças russas, que ficaram à mercê da própria sorte.
O exército russo sem o esperado apoio dos ingleses entrou em debandada após sucessivas derrotas no front, com constantes trocas na chefia militar, e finalmente com comando direto do imperador, que ao continuar com seguidas e sucessivas derrotas, foi obrigado a abdicar da sua condição de imperador, passando o poder para o moderado Kerensky, no chamado governo provisório.
Outro fato muito importante foi a entrada dos EEUU na guerra em 1917, engrossando as fileiras dos aliados, motivando preocupação nas hostes alemãs, que agora precisava de toda as tropas do front russo para proteção de seu lado ocidental. Para isto necessitava urgente da retirada da Rússia da guerra, hipótese não aceita por Kerensky. Na histórica reunião do estado maior alemão, alguém sugeriu a possibilidade de financiar a derrubada do tumultuado governo provisório, lembrando do nome do Lenin, que estava asilado na Suíça, como pessoa talhada para esta iniciativa, por ele   gozar de enorme prestigio nas camadas representativas da sociedade.
Começou a épica retirada de Lenin da Suíça para Rússia, feita através de composição ferroviária blindada que misteriosamente atravessou todo cenário da guerra, chegando à estação Finlândia nos arredores da então Petrogrado em abril de 1917, não sendo confirmado se o referido comboio trazia a importância equivalente a cerca de 10 milhões de dólares em ouro alemão para financiamento da revolução. Por muito tempo a documentação desta viagem ficou escondida, na Alemanha, por não querer receber a pecha de mãe da revolução, e, na Rússia, para não transparecer que o movimento nasceu de alta traição, pois o líder recebeu ajuda do inimigo em plena guerra. Recentemente, a historiadora inglesa Catherine Merridale, lançou o livro, “Lenin on the Train”, onde menciona com muita propriedade parte desta documentação. Este livro foi lançado em Portugal pela Editora Temas e Debates-Círculos de Leitores, com 344 páginas, sob o título, “Lenine no Comboio”, cujo exemplar farei uso em artigo que estou escrevendo sobre o assunto.
A tumultuada chegada de Lenin em abril de 1917, foi o estopim que faltava para desencadear uma série de eventos que culminou em outubro do mesmo ano, com a Revolução que abalou o mundo, cujas consequências são sentidas até hoje.
Atualmente ainda continua sem definição, a polêmica sobre a propalada ostensiva ajuda alemã à revolução russa, que tem sido, ao longo do tempo, negada veementemente pelas duas nações. O certo é que a condição principal, que era retirada da Rússia do litígio, foi uma das primeiras medidas do governo revolucionário. A consumação deste acordo em separado dos antigos aliados foi feito através do Tratado de Brest-Litovski, onde, além de sair da guerra, abria-se mão de extensas áreas territoriais por imposição da Alemanha. Lenin sempre considerou este Tratado muito humilhante para seu país, embora o achasse necessário para a conjuntura em que ele foi celebrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.