quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A Ordem

- O meu estimado Amigo, José Amaral, escreve que há turismo a mais, e que isso pode virar movimento pernicioso. Mas eu que gosto de polémica e de contrariar, sou um provocador, dirijo-me aqui para chamar a atenção, de que tal não deve ser como ele parece querer defender. Se não vejamos as notícias que nos chegam de Bragança. Uma Ordem religiosa, conhecida por "Trapista", pretende erguer um Mosteiro e pêras, ali por Palaçoulo, lugar muito recatado e que permitirá caridoso recolhimento e reflexão mais além. O projecto, engloba, segundo a monja abadessa, uma hospedaria para receber turistas. Sendo assim, o mosteiro também integrar-se-à na rede de oferta de cama e mesa, numa de restauração e hotelaria. Eu também concordo que é preciso procurar financiamentos para ter a coisa de pé. Quem desejar, futuramente, tirar proveito de tais instalações, tem ali por Palaçoulo, terra que o amigo Amaral conhecerá como não eu, um lugar para fazer dele, ninho doce e atraente sossego, que no silêncio e na paz encontrada, poder dar a queca da sua vida. Uma originalidade para muitos que nunca a deram em sítio tão sagrado e com a benção das monjas, que ao mesmo tempo tratarão do sustento, trabalhando a horta e semeando nabos e cenouras, da melhor qualidade. O mundo empresarial, chegou aos conventos e mosteiros e tocou com fé e muito amor, os seus servidores. Agora rumem todos até lá, principalmente aqueles que nunca se deitaram em lençóis noviços e a cheirarem a alfazema, regada e colhida por monjas "trapistas". Os turistas que sobram, ou que parecem ser demais, já têm mais uma hospedaria aonde se deitarem e deleitarem. Tudo quanto por lá fizerem, será divinal!

2 comentários:

  1. Grande Amigo, gosto muito do seu modo de 'provocar'. Portanto, com a sua bela prosa levou-me a embrenhar num mundo que eu muito penso para possível deleite meu. E mais não escrevo para não ofender roliças noviças.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...essas tais roliças noviças.-
      de que fala o Zé Amaral, -
      são as que ajudam às missas,-
      e seguram o firme castiçal!

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.