terça-feira, 17 de outubro de 2017

O CULPADO FOI DEUS...



Sabem onde colhi essa imagem? Foi na estrada  Pegões-Setúbal. Num desvio. Mas, se já repararam, podia ser noutra qualquer deste nosso tão lindo país! Ao longo das bermas, são toneladas e toneladas de lixo, sobretudo plásticos, que, como se sabe, não se degradam. E não é só nas bermas das estradas! É em qualquer sítio onde passe “gente”. Como, por exemplo, nos leitos de valas ou ribeiros que depois quando chove a sério, vai tudo direitinho até ao mar onde já lá se encontram milhões de toneladas.
No dia 20/9/17, o Jornal de Notícias trazia uma chamada na primeira página que dizia assim: “Vizela. Descargas põem rio Ave vermelho em seis concelhos” e no interior mais meia página com uma reportagem sobre um gravíssimo acidente ambiental. Uma descarga de tintas no rio Vizela, afluente do Ave, de tal dimensão que poluiu os dois rios. O Ave, até ao Atlântico, passando por seis concelhos. E terminava o texto assim: “ Esta não é a primeira vez que o rio Vizela corre vermelho. Há dois meses, as suspeitas recaíram sobre uma fábrica têxtil a operar junto à marginal ribeirinha”.
Fiz depois uma breve pesquisa na Internet e vi que pelo menos os jornais Publico e Expresso também pegaram no assunto.
Para além dos leitores destes 3 jornais, alguém mais ouviu falar nisto? Um assunto desta gravidade, a poluição de dois rios, não deveria ter inquietado o país? Não deveria ter repercussão nacional? Claro que não teve! Repercussão nacional, teria/tem qualquer assunto relacionado com futebol ou com qualquer carinha laroca das telenovelas, da musica pimba, ou, vá lá, desgraças da dimensão como estas dos incêndios em que morrem dezenas de pessoas. E aí sim! A rapaziada aponta o dedo aos políticos em geral, mas depois vota sistematicamente nos mesmos que conduzem o país há décadas e até nalguns, comprovadamente corruptos.
Finalizo lembrando aquela anedota de quando Deus estava a fazer o mundo ( o nosso planeta). Para os que ainda não sabem. Nas regiões polares, um frio desgraçado. Junto ao Equador, um calor e humidade de se andar sempre a suar as estopinhas. E ainda desertos, íngremes montanhas, etc. E aqui no Mediterrâneo, mais concretamente neste retângulo, neste cantinho, da Ibéria e da Europa, pôs um clima maravilhoso, ( agora já não tanto por causa das alterações climáticas. Mesmo assim...) belíssimas praias, e uma paisagem lindíssima e variada. O S. Pedro que estava ali sentado ao seu lado, chamou a atenção para a injustiça que o Divino Mestre estava a cometer em relação às outras regiões concentrando tudo de bom aqui. Resposta de Deus: “tens razão S. Pedro! Mas vais ver a m… de povo que lá vou pôr.
Francisco Ramalho
Corroios, 17 de Outubro de 2017






1 comentário:

  1. Amigo Francisco Ramalho, já tinha ouvido esta. É o que temos, e, a culpa é AGORA da geringonça, que vomita fogo por todos os lados.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.