sábado, 28 de outubro de 2017

Incêndios (nos EUA)

Nos mais trágicos incêndios que durante meses ocorreram na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), um saldo provisório aponta que terão morrido 41 pessoas e 400 estarão consideradas desaparecidas, e a área atingida ultrapassa 4000 quilómetros quadrados.
Para além da seca extrema e condições meteorológicas desfavoráveis, serão atribuídas responsabilidades à empresa Pacific Gas and Electric Company, que detém o monopólio de toda a rede eléctrica da Califórnia, por falhas e negligências na manutenção de infra-estruturas eléctricas, que já motivaram condenação em 1994, 2010 e 2015, com o pagamento de avultadas multas, que não beliscam os seus milhares de milhões de dólares de lucro.
Enquanto as populações são martirizadas pelas chamas, o presidente Trump e o governador democrata da Califórnia Jerry Brown, apresentam para 2018 cortes orçamentais de 300 milhões de dólares no Serviço Florestal, 50 milhões na prevenção e 25% no apoio a bombeiros voluntários.
Verifica-se também, cada vez mais, a substituição de bombeiros profissionais e voluntários, por bombeiros penitenciários, presos a cumprir pena, que são já quase 40% dos cerca de 9000 mil bombeiros que combatem os incêndios e pagos a 2 dólares por hora. O salário mínimo nos EUA não sendo uniforme em todos os Estados, na Califórnia rondará ao 10 dólares/hora. A opção de combater as chamas com presos a cumprir pena, cuja eficácia é duvidosa, permitirá cortar milhões de dólares em serviços públicos.

Quaisquer semelhanças… são simples coincidências capitalistas.

3 comentários:

  1. Obrigado amigo Ernesto por mais esta informação do que se passa na grande referência do capitalismo mundial. Primeiro o lucro. Sempre o lucro. O lucro dos grandes accionistas dos grandes empórios. Outro dia, o Trump não lhe cabia uma palhinha no cu, porque afinal morre lá mais gente de overdose do que de tiros. Não tomei nota, mas são centenas por dia. No dia a seguir ao ultimo grande massacre, a acções da empresa construtora da principal espingarda automática utilizada, subiram em flecha. E claro, o Trump veio agora dar-lhe mais uma ajudinha, ao lembrar que afinal a raziada a mandar para a veia, morre ainda mais... Os impérios, como se sabe, têm a sua ascensão, apogeu e queda.Será que este não atingiu já o apogeu? É imperativo moral apressar-se a queda.

    ResponderEliminar
  2. Publicado no Jornal de Notícias em 14.11.2017, com o título alterado para «Qualquer semelhança não é mera coincidência», e ligeiros cortes de texto na parte final.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.