sábado, 28 de outubro de 2017

QUAL O VERDADEIRO MOTIVO PARA O AFASTAMENTO PREMATURO DE CASILLAS?

Resultado de imagem para Sérgio Conceição+Casillas
Tem em sido nos últimos dias o tema central das chamadas tertúlias de café e não só, sendo simultaneamente tema de alguma 'discussão' em em toda a imprensa escrita e falada, tanto no nosso país como em toda a vizinha Espanha, o afastamento prematuro como titular da baliza do FC Porto de um dos melhores guarda-redes do Mundo da atualidade: Iker Casillas Fernandez, apelidado de 'O Santo', nascido na cidade de Madrid a 20 de Maio de 1981, onde iniciou a sua atividade desportiva ao serviço do grande clube que é o Real Madrid. Arrancou nos merengues em 1998, tendo estado ao serviço do clube da capital até ao ano de 2015, quando se transferiu para representar o FC Porto, onde foi sempre titular indiscutível do clube do grande presidente senhor Jorge Nuno Pinto da Costa.
É um dos jogadores mais conceituados do futebol mundial, tendo ganho tanto a nível de clubes como ao serviço da própria seleção de Espanha todos os títulos possíveis, algo somente ao alcance dos grandes e melhores futebolistas.
Internacional pela seleção de Espanha desde do ano de 2000, passando a capitanear a partir de 2006,é o jogador com mais internalizações pela seleção do país vizinho, tendo sido campeão da Europa por duas vezes, no ano de 2008, no Euro realizado na Áustria e Suíça, e no Euro de 2012, realizado na Polónia e Ucrânia. Alcançou ao serviço da Espanha o título máximo do futebol, o Campeonato do Mundo realizado na África do Sul em 2010, para além de outros títulos, como o Campeonato do Mundo de Sub-17, em 1997, no Egipto, ganhando a medalha de Bronze daquela categoria, sendo ainda Campeão do Mundo de Sub-20, prova realizada na Nigéria em 1999, a que juntou na Taça das Confederações a medalha de bronze na África do Sul em 2009 e a de prata no Brasil no ano de 2013.
Com este enorme e vasto e currículo na sua carreira como guarda-redes, ultimamente tem sido substituído pelo seu colega (que até então era seu suplente) vindo do Club Sport Marítimo José Pedro Malheiro de Sá, internacional Sub-21, e algumas vezes já chamado pelo selecionador nacional Fernando Santos, na condição de suplente.
Apontam as 'más-línguas', e já vem da época de 2012/13, quando era treinador do Real Madrid o conceituado técnico José Mourinho, que afastou o citado guarda-redes da titularidade, tendo o técnico português optado por Diego López, que o atual suplente do FC Porto não encarava os treinos com a mesma determinação que demonstrava nos jogos.
Será porventura a situação que o conceituado e atual técnico do FC Porto, o competente técnico Sérgio Conceição, está a viver neste momento, depois de um ótimo relacionamento que tinham de início. Mas seguindo um provérbio bem popular e, provavelmente, bem aplicado para este caso, "trabalho é trabalho, conhaque é conhaque", e para o bom nome, defesa e o salvaguardar do lugar do técnico do FC Porto, esta não será decerto a melhor solução, perante um jogador que aufere o seu rendimento mensal ou anual em euros, e que terá que justificar, quer nos treinos quer nos jogos, o valor que aufere.
Será então este o problema que o técnico Sérgio Conceição tem neste momento entre mãos, ou será que há mais em redor destes dois profissionais do 'pontapé na bola'?
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os   Leitores" do Jornal RECORD de 28 de Outubro de 2017)
MÁRIO DA SILVA JESUS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.