terça-feira, 17 de outubro de 2017

Galinheiros em S. Bento

A anunciada candidatura de Rui Rio à liderança do PPD prenuncia que será possível cumprir-se uma premonição de Pedro Abrunhosa, quando disse que ainda um dia voltaríamos a poder ver galinhas nos jardins do Palácio de S. Bento...

Este renomado artista portuense disse-o há anos numa entrevista, quando analisava o comportamento de Rio, como presidente da Câmara, no que à cultura dizia respeito, em que tratava os agentes culturais como uma corja de subsidiodependentes a quem votava o mais soberano desprezo.

Ora, como um líder daquele partido é potencial primeiro-ministro, se for mesmo o escolhido lá o teremos com a tralha toda na residência oficial do chefe do Governo, mais tarde ou mais cedo.

Pertencendo Rio àquela casta de homens a que Ortega Y Gasset chamava de sábios- ignorantes, o “susto” de virmos a ter um segundo Cavaco é bem real; explicava o famoso pensador espanhol que o risco do sábio-ignorante reside na possibilidade de ascender a altos cargos, de onde se arroga a decisões sobre asuntos para os quais não tem a menor qualificação, embora possa ser muito bom numa determinada área, em nome da qual se catapulta para lugares de onde pode fazer muito mal.

Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.