segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

EU SOU "BAGA"!




Sabem o que é? uma cidade inteira de duas mil pessoas sem rosto nem identidade dizimadas por terroristas na quinta feira passada.

Crianças feitas bomba pulverizadas em nome do nada, do zero absoluto, da total ausência de humanidade.

Baga é na Nigéria, um sítio que não é sítio e totalmente desinteressante para nós, arautos da grande civilização ocidental, ocupados com os nossos pequenos dramas entre-portas.

Só choramos e vamos aos funerais que estão à esquina da rua onde moramos.Os outros pouco nos tocam, são longe e mal frequentados...

Sou Baga, sou Charlie, sou Maomé, sou Cristo, sou EU, ser individual que integra em si todas essas caras.


Tenho o sonho mas não sei como o realizar de ver esses assassínos  alcançarem em vida a dimensão do Ser. Sei que é uma utopia e que haverá sempre uma quantidade indeterminada de seres tendencialmente bons e outra idêntica de seres tendencialmente maus, nos equilíbrios de leis que desconhecemos.

Tenho no entanto esse sonho, que me atormenta mais do que me pacifica.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro colega, permita-me que lhe diga que subscrevo na íntegra as suas palavras.
    Aliás, no dia da manifestação francesa, a conversa de jantar no meu núcleo familiar foi precisamente o paradoxo entre o "espectáculo mediático " que literalmente engoliu todos os canais televisivos, e um ensurdecedor silêncio dos órgãos de comunicação enquanto o Boko Haram fazia centenas de novas vítimas na Nigéria.
    Enquanto as televisões nos intoxicavam com imagens repetidas até à exaustão dos "oportunistas dos 200 metros" , alguns dos quais se tivessem um pingo de vergonha na cara não teriam lá estado, dezenas de pessoas morriam na Nigéria às mãos de fundamentalistas radicais usando crianças como bombas humanas para perpetrar os seus crimes.
    Senti vergonha...e desliguei a televisão.
    Tal como o colega, também tenho um sonho parecido com o seu e tal como a si, atormenta-me mais do que me pacifica.
    Bem haja e mais uam vez obrigada pelo seu post, que tomei a liberdade de partilhar.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Graça..

    Realmente, de hipocrisias este nosso mundo também anda muito bem servido.

    ResponderEliminar
  4. O mundo precisa de pessoas que vejam para lá do seu nariz. Todos estes estafermos que orientam a nossa vida, na sua maioria, só estão interessados em si e no seu grupo. Logo é natural que só vislumbrem o que se passa à sua volta, porque o invólucro de egoísmo que os suporta não lhes deixe ir para além. Não abarcando os enormes problemas que estão para resolver no mundo (hoje aldeia global, graças às comunicações), mas tendo o poder em suas mãos e por egoísmo, banhado numa cultura de super-ego, só se incomodam com os seus interesses imediatos. Logo, não se apercebem das causas mais distantes. É preciso que esta gente do poder seja observada por oftalmologistas e aceitem corrigir os desvios e o desleixo em que navega. Parabéns ao Luís Robalo pela óptima colaboração que vem dando a este blogue.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.