A árvore portuguesa de 2023, é um eucalipto, situado em Contige, na freguesia e concelho do Sátão, no distrito de Viseu, ao vencer o Concurso Nacional de Árvore do Ano de 2023, organizado pela União da Floresta Mediterrânica, e que será o representante de Portugal no concurso europeu. A candidatura foi apresentada pela Junta de Freguesia de Sátão.
O eucalipto de Contige, ficou em primeiro lugar
com 3046 votos e no segundo lugar ficou uma azinheira de S. Brás de Alportel,
com 2879 votos, na votação efectuada online, que abrangeu dez árvores.
O eucalipto de Contige, tem o nome científico
de «Eucalyptus globulus», tem 43 metros de altura, 12,8 metros de perímetro no
tronco e o diâmetro médio da copa é de 40 metros. Terá sido plantado em 1878 e
é considerado um dos maiores eucaliptos classificados em Portugal.
O eucalipto de Contige fica situado na Recta do
Pereiro, relativamente perto da estrada nacional n.º 229, que liga Viseu a
Sátão. Já tem o título de árvore monumental, atribuído pela Autoridade
Florestal Nacional e foi classificado como árvore de interesse público pelo
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
A árvore é, de facto, magnífica. Há, no entanto, um pormenor que me deixou pensativo. Como é que uma entidade denominada União da Floresta Mediterrânica aceita a concurso uma árvore que é uma exótica, que nada tem que ver com o típico coberto vegetal mediterrânico. Ainda por cima esta espécie está tristemente associada às maiores catástrofes florestais deste país. Que me perdoe o senhor Ernesto Silva esta observação.
ResponderEliminara observação tem sentido e não tem de pedir desculpa. O meu texto não é para fazer a apologia dos eucaliptos, mas somente tem carácter informativo. De resto, além da entidade que promoveu o concurso, entidades governamentais já distinguiram o Eucalipto de Contige. Existem opiniões que valorizam as suas propriedades medicinais e outras o seu rápido crescimento, a utilização na fabricação de papel e entendem que as plantações em muitos casos não obedecem ao planeamento e critérios mais correctos..
ResponderEliminar