sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Saco de gatos

 

A independência da Catalunha, pretensão de séculos de alguns acirrados catalães, para além de inviabilizada pelo Estado espanhol, cuja Constituição não permite sequer referendos com essa finalidade, vem mostrando também nos ditos “independentistas” os seus principais entraves; de facto, são tão antagónicos os vários grupelhos que pretendem separar-se de Espanha que, digladiando-se entre si, dão uma triste imagem do que seria aquela terra entregue às suas lutas fratricidas, ainda por cima sabendo-se que a maioria dos naturais da Catalunha não quer independência nenhuma da pátria-mãe, porque assim o tem mostrado os mais variados estudos de opinião.

 

“No surrender”, dizia ontem um cartaz com a foto de Carles Puigdemont -  que fugiu para não ser preso -  numa manifestação contra a cimeira franco-espanhola realizada em Barcelona, onde até um dos líderes da Esquerda Republicana catalã, Oriol Junqueras, foi insultado e assobiado por uma turba liderada pelos extremistas CDR, ditos Comités de Defesa da República, chamando-lhe traidor, e que devia estar na prisão; isto por ser moderado, não alinhando nas teses dos que exigem a independência a todo o custo, com derramamento de sangue, se for preciso, ele que esteve mesmo preso por ter sido envolvido naquela tentativa falhada de há uns anos, junto com vários outros, que originou que o Governo anterior, de Direita, aplicasse o artigo 155 da Constituição, que permite ao Estado Central intervir, e acabaram por ser libertados porque o actual Governo espanhol se empenhou nisso, com o objectivo de apaziguar os ânimos...

 

Amândio G. Martins

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.