terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ÉTICA REPUBLICA

Andamos agora indignados, uns mais do que outros, com os custos da vinda do Papa a Portugal. Sinceramente não sei se é muito, pouco ou razoável. E se a oposição não tivesse posto este assunto na agenda a maioria dos portugueses nem queriam saber. Era só mais uma cruz plantada algures, das miríades que a Igreja Católica foi plantando neste país cristão ao longo dos séculos. 

Ao que não posso ficar indiferente é a origem dos fundos. Na minha inocência sempre achei que isto era um negócio da Igreja, financiado com os seus fundos, ajudados quiçá pelo banco do Vaticano. Isto porque sendo Portugal um estado laico, manda a ética republicana (eheheheh!!) que se colabore na prossecução do evento porque defende a liberdade religiosa. Mas daí a pagar um cêntimo que seja vai uma grande distância!! Por último queria informar os leitores que esta noite tive uma epifania. Sonhei com o Papa, que escolheu para si o nome do paupérrimo e humilíssimo Francisco, vestido com a estamenha e as sandálias do santo, sentado numa pedra no alto da serra de Montemuro a falar aos jovens, que se estendiam a seus pés aos milhares, num impressionante silêncio e quietude. A pedra e a serra estão lá e o parque eólico construiu um razoável acesso ao local. Se quiserem eu mostro. E não se falava mais no assunto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.