quinta-feira, 23 de julho de 2015

A 23 DE JULHO DE 1966 - Campeonato do Mundo de Futebol: Portugal vence a Coreia do Norte por 5-3


Resultado de imagem para CAMPEONATO DO MUNDO DE 1966
A 8ª. Edição da Copa do Mundo de Futebol realizada em Inglaterra, no ano de 1966, com a primeira participação de Portugal e que teve a participação dos seguintes países finalistas. No Grupo 1, (e por ordem de classificação), a Inglaterra (país organizador); Uruguai; México e França. No Grupo 2, Alemanha Ocidental; Argentina; Espanha e Suiça. No Grupo 3, Portugal; Hungria; Brasil e Bulgária e no Grupo 4, União Soviética; Coreia do Norte; Itália e Chile.
Portugal, na 1ª.jornada, no grupo e, jogou com a Hungria a 13 de Julho de 1966, em Manchester Old Trafford, tenho vencido por 3-1. Na 2ª.jornada jogou com a Bulgária a 16 de Julho de 1966, em Manchester Old Trafford, tendo vencido por 3-0. E finalmente na 3ª.jornada, jogou com o Brasil, em Liverpool, Goodion Park a 19 de Julho de 1966, tendo vencido por 3-1, tendo vencido o seu grupo e passado para os quartos-de-final, onde a 23 de Julho de 1966 (faz hoje precisamente 49 anos), defrontou a equipa sensação de então a Coreia do Norte, que, depois de ter estado a perder por 0-3, Portugal consegue recuperar e vencer a equipa representante da Ásia a Coreia do Norte por 5-3, com 4 golos apontados pelo grande Eusébio, em Liverpool, Goodion Park, e com este resultado, a equipa portuguesa fica apurada para disputar as meias-finais daquela competição. No jogo frente à Coreia do Norte a equipa portuguesa alinhou com os seguintes jogadores-José Pereira (Belen.); João Morais (Sport.), Hilário (Sport.), Jaime Graça (V. Set.), Alexandre Baptista (Sport.), Vicente Lucas (Belen.); José Augusto (Benf.), Eusébio (Benf.), José Torres (Benf.), Mário Coluna (Benf.) (cap.) e António Simões (Benf.). Marcadores: Eusébio (4) e José Augusto (1). Árbitro: Menachen Ashkensi (Israel). Com esta histórica vitória, passou às meias-finais onde defrontou a Inglaterra a 26 de Julho de 1966, em Londres. No Wembley Stadium, tendo perdido por 1-2. Em 28 de Julho de 1966, no mesmo estádio defrontou a União Soviética para o 3º. e 4º. Lugar, vencendo, por 2-1, com os golos a serem apontados por Eusébio e José Torres. Esse 3º. Lugar foi e é um dos maiores feitos do futebol português, em selecções "A".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.