terça-feira, 14 de julho de 2015

Ventos estivais vindos nos jornais


Portugal foi noticiado e observado por albergar os mais gordos da Europa.
Se comessem mais com os olhos e subissem as escadas rolantes dos centros comerciais por onde pululam, estariam mais esbeltos e saudáveis.
Portugal é líder a exportar pessoas, sendo a balança mais rentável das transacções demográficas que este último governo pôs em marcha.
Qualquer dia só temos ruínas e alguns festivais de verão.
Na sua visita à América Latina, o Papa Francisco ficou atónito com a oferta recebida de Evo Morales, presidente da Bolívia: um crucifixo com a imagem de Cristo e os dois símbolos comunistas. O martelo (dos operários) e a foice (dos camponeses).
‘Ai Jesus’, alguém terá dito, todavia o Papa dos Pobres e Oprimidos não deu qualquer parte de fraco, fortalecendo cada vez mais a sua profética força no Evangelho de Jesus Cristo e não em uma qualquer idolatria terrestre.
Há quem grosseiramente traduza o ex-ministro das Finanças da Grécia para Virafacas (Veroufakis) e o actual Euclid Tsakalotos para Euclides Portacalotes, tendo em conta o último e agonizante acordo entre quem ainda tem vida e quem está às portas da morte.
Esta UE transformou-se numa democracia musculada pela toda-poderosa Alemanha e alguns governos desalinhados: os descamisados do sul e ilhas.


José Amaral

5 comentários:

  1. Começo a ter dificuldade em acreditar na bondade e honestidade destas notícias. Agora vão aparecer uma ou mais multinacionais especializadas em comida saudável, que não tenha gorduras nem composições maléficas à saúde. O problema premente é o dos que passam fome e não dos que não sabem comer de acordo com as normas. Isto não passa de entretenga par desviar a atenção dos grandes problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, caro Joaquim! Por isso, tal como o meu amigo, também eu fico desconfiado com as intenções destes senhores que nos querem " tratar da saúde ". De facto a preocupação (tal como disse o Joaquim) deve ser voltada em 1º lugar, é para os que passam fome.Enfim, mas para essa gente, interessa é de facto, desviar a atenção dos grandes problemas com que se defronta a nossa sociedade ( tal como muito bem o amigo disse).

      Eliminar
  2. Estas duas ferramentas de per si, representam profissões que todos nós respeitamos.
    Mas quando nos é apresentada, cruzada, como símbolo do comunismo, e para mais junta com Cristo, faz lembrar os muitos milhões de mártires por O seguirem. O Papa Francisco, numa primeira reacção não conseguiu disfarçar o incómodo o que é humanamente compreensível. Depois, com toda a sabedoria, arranjou uma justificação deitando desta forma água na fogueira. Penso que foi isto que se passou. Um episódio lamentável de Evo Morales

    ResponderEliminar
  3. Eu já trabalhei com ambas as ferramentas, dos meus 10 aos 23 anos. Juntas, representam a unidade dos operários e camponeses para se libertarem do jugo dos opressores e exploradores. Evo Morales é um dos que na América Latina ( ex quintal das traseiras dos EUA) tentam dignificar o seu povo. Foi uma oferta com um grande significado que o Papa Francisco, como um homem de mente aberta, deve ter recebido com agrado. Cristo, e os milhões que o seguiram cumprindo a sua mensagem e que pagaram por isso, também foram vítimas da opressão e do fanatismo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.