A selecção nacional de Futebol de Praia de Portugal, acabou de se sagrar, hoje dia 19 de Julho de 2015, campeão do Mundo de Futebol de Praia, jogo efectuado na Praia da Baía, em Espinho, após bater a garrida e brilhante selecção do outro lado globo terrestre o Tahiti por 5-3. O Tahiti, é a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade. Sendo a capital Papeete, situada na costa noroeste da ilha tem uma área de 1.045 km2.
Esta foi a edição número 18 que teve o seu início no ano de 1995 tendo durante até ao ano de 2004, apenas a nível oficioso e simplesmente com o nome de Campeonato do Mundo, que se realizou esta primeira edição na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro tendo o primeiro vencedor sido o Brasil que bateu os E.U.A., na final cabendo o pódio e 3º.Lugar à Inglaterra.
Contudo a partir da edição de 2005 até à presente edição, que terminou hoje em Espinho passou a dominar-se COPA DO MUNDO FIFA.
Esta edição teve a presença de 16 selecções, distribuídas pelos seguintes continentes: África (2) - Madagáscar e Senegal: América Central (1) – Costa Rica: América do Norte (1)– México: América do Sul (3) – Argentina; Brasil e Paraguai: Ásia (3) – Irão; Japão e Omã: Europa (5) – Espanha; Itália; Portugal; Rússia e Suiça e Oceânia (1) – Tahiti.
Esta foi a 15ª. Participação de Portugal, que foi o vencedor em 2001 na Costa do Saluípe na Bahia, onde venceu a França. Foi finalista vencido frente ao Brasil no ano de 2002 e obteve dois 3ºs. Lugares nas edições de 2003 e 2004.
Na nova edição denominada COPA DO MUNDO DA FIFA, foi finalista vencido na primeira edição em 2005, frente à França e obteve mais três 3º.s Lugares, nas edições de 2008; 2009 E 2011, respectivamente, em Marselha; Dubai e Ravena (Itália).
Nota final, para o domínio total para a selecção do Brasil que mais triunfos tem nesta modalidade. De salientar o 4º. Lugar obtido pela selecção do Tahti, no ano de 2013, certame realizado no seu território.
Nas 18 edições efectuadas desde de 1995, participaram já 43 países.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 19 de Julho de 2015)
MÁRIO DA SILVA JESUS
Hajam alguns acontecimentos para alegrar a malta. Em coisas relacionadas com o mar sempre temos tido alguma valia assinalável. Como este futebol é de praia, vai um pouco ao encontro das nossas capacidades. Viva o desporto! Viva Portugal!
ResponderEliminarFiquei muito contente com o acontecido.
ResponderEliminar