segunda-feira, 13 de julho de 2015

O sr. Nobre

Posso estar enganado, mas creio ser este o momento certo para intervir numa querela que não é muito vulgar aqui na Voz da Girafa. É provável que eu próprio esteja a extravasar da legitimidade que todos nós temos para intervir nestas linhas. Se é assim, peço desculpas a todos quantos se sintam ofendidos.

Vem isto a propósito de diversos textos que o sr. João José Horta Nobre tem vindo a publicar, com insultos a alguns de nós. Devo dizer que esses textos me deixam completamente indiferente. Tanto quanto o fico ao ser confrontado com idiotices de café que vamos ouvindo aqui e acolá. Não merecem o meu comentário porque não consigo divisar-lhe uma ponta por que se lhe pegue. É política de pacotilha, compra-se nas melhores drogarias.

O sr. Nobre lê (e cita) muito, mas aprende(u) pouco. Colou umas ideias a esmo e pensa que tem pensamento próprio. Mas não tem. Dizer mal de comunistas e neo-liberais qualquer um faz. Normalmente, contudo, isso faz-se por se defender uma ideologia, coisa que não vejo no sr. Nobre. Patriota sou eu e, por isso mesmo, não abdico de deplorar escritos produzidos desta forma por tais mentes.

Intelectualmente, aflige-me tanta confusão mental, só explicável por uma ignorância do tamanho da Torre dos Clérigos, com a Eiffel em cima, a despeito das infindáveis citações eruditas (?) com que o sr. Nobre nos brinda.

Quanto aos respondentes Arlindo Costa e Francisco Ramalho, não posso calar a minha satisfação por se terem dado ao trabalho de se indignarem com o sr. Nobre. Mas, creiam, não vale a pena. Dou-vos os parabéns por se terem dado a um trabalho a que não me apetece dedicar um minuto da minha vida: responder ao sr. Nobre. Ele não merece.

Quanto à proposta de se retirar a palavra ao sr. Nobre, aqui na Voz da Girafa, não façam isso. Não lhe dêem a satisfação de dizer que foi censurado, igualando-nos ao Salazar e ao César Moreira Baptista. Brindem-no com o eloquente silêncio da sabedoria. Ele que fale e que escreva tanto quanto quiser. Cedo se provará que brada no deserto da sua infertilidade intelectual.


Contrariando a máxima “nenhuma liberdade para os inimigos da Liberdade”, deixemo-lo falar. A nossa superior tolerância acabará por silenciá-lo.  

43 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Nobre,
      Não me lembro de andar consigo na escola ou de lhe ter dado confiança para me tratar por tu. Cumprimentos, adeus e muito alka seltzer.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Para o Senhor Horta Nova "Salazar ", aqui vai: Fascismo nunca mais! 25 de Abril Sempre !

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. É realmente triste e baixo este tipo de ataques contra o João Nobre como os que se vêem por aqui. Um Patriota que em tudo o que escreve revela clareza mental, objectivos e uma disciplina de carácter inabalável. Agora atacam-no por aqui como se ele fosse um traidor e um criminoso de delito comum, mas criminosos são os comunistas que sob ordens da União Soviética abandonaram milhões de portugueses no Ultramar.

    Esses sim é que são os criminosos!

    O facínora do Cunhal andou lá pela União Soviética durante anos a tentar vender a Pátria e no fim conseguiu não só vendê-la, mas destruí-la e deixá-la na miséria que se vê em conjunto com os restantes democratas ao serviço do grande capital.

    Atacam assim João Nobre porque a ignorância não vos dá para mais e quanto ao Salazar, a esse vocês nem lhe chegam aos calcanhares e sabem disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 25 de Abril sempre! Fascismo, nunca mais !

      Eliminar
    2. Senhor Pedro Ferreira deixe-se de papaguear a cassete daqueles que nuca perdoaram o 25 de Abril e a independência das ex-colónias em África. Criminosos são aqueles que no tempo do Salazar, mataram Humberto Delgado, Alfredo Diniz (Alex), O pintor Dias Coelho, Catarina Eufémia, Bento Gonçalves (Tarrafal ) Os Pides que no dia 26 de Abril, ainda descarregaram o ódio que tinham ao povo matando quatro cidadãos em Lisboa. E criminosos ( pelo menos,moralmente) são também gente como o senhor, que pelos vistos, é um admirador de todos esse criminosos. Viva o 25 de Abril ! Fascismo Nunca mais !

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Mais uma vez o "senhor" João José, mostra os dentes a quem ousa contrariar o seu discurso mentiroso, ao recorrer à provocação e ao insulto extremamente ordinário.Este senhor que se diz formado em história está tão cego de ódio que faz figura (ele SIM) de ignorante ou pior de mentiroso ao falar dos crimes de Salazar " chamar-lhes " supostos crimes". Mas ainda bem que assim fala, pois mostra o "democrata" que é . Já agora "senhor doutor " Trata-me por tu porquê ? será que ao longo dos quarenta e sete anos que trabalhei na construção civil como operário, alguma vez se cruzou comigo na qualidade de trabalhador ? Tenho quase absoluta certeza que não. Até porque ,presumo que, se calhar tem idade para ser meu filho (tenho 71 anos) de idade. Entretanto não gosta de ouvir falar nos crimes do regime de Salazar e por isso tenta ofender-me, mas quero que meta na sua cabecinha isto : Ofensa que me faça um fascista, para mim é um orgulho. Viva o 25 de Abril, Viva a democracia ! Viva Portugal !

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Esta "guerra" está a tornar-se pessoal e a ultrapassar o campo das ideias. O sr. Nobre tem todo o direito de se exprimir como pensa, ainda que nem sempre eu esteja de acordo com o que escreve, mas isso não me dá a necessidade de ofender, antes pelo contrário, tentar compreender os factos em que se baseia. Os outros comentadores, discordantes do seu discurso, também têm o direito de se expressar, sem ofender a dignidade dos oponentes. É que, às vezes, defende-se a LIBERDADE para nós apenas. Nada de censuras, porque não pode haver o milagre de uns estarem sempre certos, os abençoados, e os outros, coitados, nascidos para errar. Um abraço lusitano para todos os que aqui se encontram e nada de rancores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o PASQUIM DOS ANUNCIO DE PROSTITUTAS, para essa pessoa que se intitula Nobre. um nojo.

      Eliminar
  4. Este blogue é para todos os leitores-escritores de cartas para jornais, independentemente das suas ideias e cor política.
    Criticar e ser criticado respeitosamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Céu Mota, tudo bem, mas servirem-se deste blog para apelar ao fascismo, elogiar a ditadura salazarista, Negar as torturas que a PIDE infligiu aos preso politicos (dizendo-nos, que a Pide apenas deu umas chapadas e "foram bem dadas " Se isto não é uma monstruosa mentira e uma ofensa para as vítimas da ditadura , e (até vou mais longe) se isto não ofende a inteligência de qualquer democrata que se preze. Então este espaço estará a ser um espaço onde alguém (em nome da democracia) a ataca e conspira contra ela e a nossa constituição da república e isso (julgo que é crime). Repare eu não estou a dizer-lhe que se proiba o senhor Horta ou outra pessoa qualquer de dizer aqui o que pensa. Porém lamento que aqueles que se consideram democratas,aceitem que um assumido fascista provoque, minta e praticamente ninguém tem a coragem de pelo menos corrigi-lo com factos históricos indesmentíveis, como as prisões, torturas, e assassinatos praticadas pela Policia Politica de Salazar. Enfim, infelizmente foi com a indiferença mostrada pela maioria dos Alemães perante a prisão de sindicalistas, de opositores a Hitler, comunistas e não só, que depois acabou naquele tenebroso regime que levou à tragédia da 2ª guerra mundial, ao holocausto (um silêncio cúmplice) Enfim, como tão bem, o dramaturgo Bertolt Brecht (também ele perseguido por Hitler) descreveu.Termino pedindo-lhe desculpa pela minha indignação e frontalidade, mas eu, não sei lidar com as pessoas de outra. maneira. e ingenuamente pensar que, para defender a constituição da República Portuguesa e os valores da Democracia e repudiar o fascismo , hoje em democracia não devia ser motivo para medos. Desejo-lhe uma boa noite e reflita mais sobre este assunto.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Pois é Céu! Respeitosamente! Que é o que o nazi do horta não faz. Trata por tu quem não conhece e, mais grave, ameaça: " a espada da justiça tarda mas não falha". O que é isto? Além disso a nossa Constituição não permite ideologias de cariz fascista. Mas isso não me cabe a mim censurar, nem me incomoda. O que me incomoda é este indivíduo caluniar, ameaçar , provocar e armar-se em vítima. Mas como diz o senhor José Rodrigues, ele quer é corda. Respeito toda a gente excepto nazis provocadores Quem ofendeu em primeiro lugar, amigo Tapadinhas, foi o provocador do horta. Alguns dos que aqui escrevemos, incluindo a Céu, até temos um livro publicado com 11 autores e nuca houve quaisquer problemas com o que cada um escreveu. Portanto, quem desestabiliza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Estalou-lhe o verniz, ainda bem ostra o que é. Viva o 25 de Abril! Fascismo nunca mais !

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. O amigo Francisco Ramalho teve a sorte de conviver com pessoas bem formadas e adquirir qualidades de valores que nem todos têm. Isso foi um acaso e se tem vivido em meio diferente era, naturalmente, era um ser diferente do que é. Ninguém é intrinsecamente puro e temos de viver com as qualidades e defeitos que temos e de compreender os outros. Se achamos que eles estão errados não é inteligente seguir os seus caminhos. Chamar nazi ao João José Horta e escrever o seu nome em minúscula, salvo o devido respeito, não me parece ser a maneira correcta de discutir ideias e de respeitar o oponente. Todos erramos e eu não quero considerar-me perfeito. Daí, peço desculpa por me introduzir num momento acalorado da discussão, pois possivelmente não sou bem vindo. PAZ e FRATERNIDADE é o que todos nós precisamos. Um abraço lusitano e fraterno para toda a equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Senhor Horta Nova, não se arme em virgem ofendida. Ninguém aqui o tem ofendido como o senhor ofende. E mais, quem é que hoje tem dúvidas de que o senhor é um saudosista do fascismo, de Salazar, quando é o senhor que dá rasgados elogios à ditadura de Salazar ? Pelo que, chamar-lhe fascista é apenas reconhecer, o empenho que tem tido neste blog para defender o regime fascista de Salazar. Por isso mais uma vez lhe grito: Fascismo nunca mais ! 25 de Abril Sempre !

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Coitadinho do pobre provocador que é o " senhor João José, ele aí está, não tem argumentos sérios, para contrapor e por isso e porque é ordinário, chama-me suíno. Mas esquece-se que para mim, uma ofensa de um fascista, torna-se um elogio. 25 de Abril sempre ! Fascismo nunca mais !.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Companheiros da Palavra Escrita e de Todos os Quadrantes Políticos Opinativos,
    Ainda não se deram conta de que temos algo mais que nos une do que aquilo que nos separa?
    Esta vida é tão curta que não é necessário fazermos 'guerras inoportunas' que só nos fazem mal e nos leva à desagregação.
    Fiquem bem, que eu estou com todos Vós do profundo do meu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Amaral , com o devido respeito que tenho pelo meu amigo, a mim nada me une a um indivíduo que se assume como um provocador fascista. Leia com atenção aquilo que o senhor João José tem escrito sobre a minha pessoa e a do Francisco Ramalho, recorrendo sempre ao mais ordinário insulto, como por exemplo : " estás a ladrar " "suíno," cambada comunalha" `" é a tua Mãe etc... Um abraço para o José Amaral e 25 de Abril sempre !

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  8. O companheiro José Amaral é um homem da paz, da palavra e da concórdia. Aplaudo a sua intervenção, dado que de guerras estamos todos fartos. O direito de opinião foi conquistado com a queda da ditadura. Mas a opinião tem de ser escudada na LIBERDADE e não nas nossas conveniências ou crenças. Se assim fosse não era LIBERDADE, porque estava compartimentada. Vamos aceitar, embora discordando, as palavras não ofensivas de quem pensa de maneira diferente. Um abraço gigante que envolva todos.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitadinho, do João José, não tem mais argumentos este "doutor", e então, vem com mais esta tirada ordinária e provocatória à volta do meu nome.Enfim, volto a fazer este apelo, a todos os que escrevem neste espaço. Comparem desde o início desta polémica o comportamento verbal deste velho operário com apenas a 4º classe e o comportamento verbal do " senhor doutor " João José.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  10. fico a pensar por quê? Analiso as estatísticas do blog ... mensagem do mês: «sr. Nobre»; nº de visualizações: 128; nº comentários: 26. Nuna uma mensagem foi tão visualizada e comentada...
    O que significa isto? Devemos também pensar nisto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significa que é preciso estar vigilante na defesa dos valores de Abril, porque o fascismo está à espreita de uma oportunidade,por isso aproveita o descontentamento do povo para com os politicos que nos têm governado, tentando assim aliciar para a sua causa (fascista) os portugueses menos politizados. Por isso eu acho que, é um dever de cada um de nós que se identifica com o regime democrático combater a ideologia fascista.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  11. Já agora Céu e restantes amigos, que pensam de até a nossa mãe ser trazida para aqui? Não devemos respeitar mesmos as mães de quem nos ofende? O que até nem foi o caso em relação a quem para aqui a colocou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. João Nobre, se é que me vai ouvir ou ler, peço-lhe que fique por aqui. Já se percebeu o que queria dizer.
      Obrigada.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.