segunda-feira, 9 de outubro de 2017

                              Que fácil é dar palpites

É impressionante a facilidade com que dizem coisas acerca da Catalunha alguns dos nossos “combatentes” pela independência dos catalães, uma completa irresponsabilidade nestes tempos de incerteza permanente.

Ocorre-me, para as atitudes destes líderes catalães, um pensamento do filósofo Karl Popper, quando diz que os que prometem trazer o céu para a terra normalmente produzem o inferno, que é o que acabará por acontecer neste caso, se entretanto não acordarem para a realidade que os cerca...

Quanto àqueles “bravos” de balcão de bar que, toldados pelos vapores das “granadas” que lhes explodem goela abaixo, se oferecem para ir combater aonde os requisitarem, só o fazem porque sabem que isso nunca irá acontecer, tanto mais quanto já nem dizem coisa com coisa e mal se aguentam nas “canetas”.

Mas se por acaso a sua “generosidade” fosse aceite, desconfio que fariam como aqueles que, empolgados por um discurso de Mussolini, quando este lhes disse que precisava de um italiano corajoso para uma missão muito difícil, com risco de vida, todos levantaram o braço; comovido e embaraçado com tamanha demonstração de patriotismo, o ditador, que naquele caso só precisava mesmo de um, disse-lhes que lançaria da varanda uma pena de ave, e aquele em quem ela “pousasse” que subisse até ele, retirando-se depois para o interior.

Vendo que o tempo corria e não aparecia o desejado homem, Mussolini foi espreitar à varanda e ficou esclarecido quanto à sinceridade dos que pouco antes o gloriavam: Grande parte daquela multidão tinha desaparecido e os restantes sopravam para o ar, afastando para  bem longe a maldita pena...

Amândio G. Martins







Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.